Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Principais questões que fecharam o século XX

Notícias de Matosinhos

            Em 1970 a demolição da antiga igreja; recentemente o problema dos trailers e barracas invadindo áreas públicas e vendendo, contra as normas, bebidas alcoólicas; o caótico trânsito das avenidas Josué de Queiroz e Sete de Setembro – gerando muitos acidentes e mortes; a podridão total do Córrego das Galinhas (entre o Pio XII e Bom Pastor); a reforma da Estação de Chagas Dória em estado de ruína; reforma da estátua-chafariz da deusa Ceres; um destino útil ao ex-matadouro municipal foram as principais discussões que inflamaram os ânimos dos moradores do bairro nos últimos anos do século XX e primeiros do seguinte. Esses assuntos foram recorrentes em várias edições do jornal O Grande Matosinhos.

O crescimento do grande bairro representou igualmente o agigantar da problemática social: drogas [1], violência, trânsito agitado, questões de saúde, segurança pública, educação, infra-estrutura [2], dentre outros. A falta de um cemitério representa grande transtorno aos seus moradores.

            Fechando o século, importantes acontecimentos marcaram a vida de Matosinhos: em 1998 a remodelação da famosa Festa do Divino chamou a atenção de toda cidade e região para a força e capacidade do povo deste lugar. Em 1999 foi criada a ASMAT (Associação dos Moradores e Amigos do Grande Matosinhos), entidade que não extinguiu as outras associações de bairro ali já existentes, mas se somou a elas. Criou um jornal informativo, O Grande Matosinhos, com versão digital na internet, chamando sempre a atenção para as questões sociais, culturais, históricas, políticas e religiosas do bairro.

            Em 17/03/2000 é inaugurada uma escola particular de nível superior em Matosinhos, o IPTAN, com faculdade de turismo e direito.

            A 19/10/2000 é inaugurada a Policlínica de Matosinhos, a partir da reforma do precário posto de saúde que antes ali existia. 

* Texto: Ulisses Passarelli.


[1] - Um caso de apreensão de drogas pode ser visto na Gazeta de São João del-Rei, n. 111, 09/09/2000.
[2] - A ameaça erosiva na Rua Pedro Farnese, Bom Pastor, serve de exemplo. Ver Gazeta de São João del-Rei, n. 79, 29/01/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário