Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 16 de dezembro de 2012

A festa do Sr. Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei

Em 1961 o Padre Jacinto Lovatto conseguiu a concessão das indulgências plenárias, para a festa do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que voltou assim a ser comemorada de forma jubilar. É que os jubileus anteriormente concedidos estavam inadequados à data (setembro): o de 1783 destinava-se às festividades pentecostais; o de 1924 às de 03 de maio. Como a Festa do Bom Jesus foi transferida sucessivamente dessas datas para 14 de setembro (seu dia maior), os títulos anteriores, de datas específicas, ficaram inválidos para esta festa. A partir de 61 o jubileu continuou e ainda hoje é comemorado em setembro, exigindo renovação a cada sete anos. 

Leilão de gado no Jubileu do Sr.Bom Jesus de Matosinhos de 2009.

            Em breves linhas descrevo o festejo atual, que vem se realizando ano a ano na mesma linha condutora, incrementada da década de 1990 para cá. Obedece a um tema, que é desdobrado em sub-temas, um para ser analisado a cada dia. O esquema das romarias só foi adotado após a elevação da matriz a santuário.
            É fácil constatar que esse jubileu tem muito menos atrativos que o do Divino e não vai depreciação neste fato. O estilo é outro, os parâmetros dos dois jubileus são bem diversos. Há espaço para ambos na paróquia e cada um em seu contexto. Na verdade a procissão do Bom Jesus é visivelmente mais concorrida que a do Espírito Santo.
      Os apontamentos a seguir se baseiam no jubileu de 2004.

- Romarias e novena: de 05 a 13: às 15 horas, missa e bênção do Santíssimo Sacramento; às 19 horas, missa e novena solene. Romarias desse ano:
1)                  dia 05: romaria dos comerciantes, coroinhas e comunidades;
2)                  dia 06: romaria do setor de educação, cultura e esportes;
3)         dia 07: romaria dos políticos, afro-descendentes e das paróquias locais e de Santa Cruz de Minas;
4)                  dia 08: romaria dos aposentados e pensionistas;
5)                  dia 09: romaria dos trabalhadores e militares;
6)                  dia 10: romaria das famílias, idosos e portadores de necessidades especiais;
7)                  dia 11: romaria dos profissionais liberais e comunicadores
8)                  dia 12: romaria dos jovens, religiosos(as) e profissionais da saúde;
9)                  dia 13: romaria dos ruralistas e motoristas

- Eventos especiais:
1)                  dia 07: Grito dos excluídos, com caminhada às 17 horas, da Avenida Presidente Tancredo Neves para o Santuário de Matosinhos;
2)                  dia 10: unção dos enfermos na missa;
3)                  dia 12: crisma;
4)                  atendimento diário a confissões individuais durante as missas;
5)                  exposição de trabalhos sociais da igreja, em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas;
6)                  entronização diária da bíblia sagrada;
7)                  homenagem a Nossa Senhora todos os dias, pela Academia Bauer Sport Center;
8)                  eventos artísticos e culturais após a celebração, na praça e no Centro Social e Cultural da Paróquia.

- Dia Maior:
1)                  alvorada às 6 horas;
2)                  missa às 7 horas, por todos os benfeitores da paróquia, vivos e falecidos. Homenagem póstuma ao Cônego Jacinto Lovatto;
3)                  Missa das Crianças, às 9h 30;
4)                  Missa Solene, às 15 horas, concelebrada, presidida pelo bispo. Participação especial de todas as comunidades, movimentos e pastorais da paróquia, visitantes e romeiros;
5)                  Procissão. Ao seu término, sermão, missa, hino de ação de graças e encerramento.

- Observações:
1)                  várias celebrações foram transmitidas por rádio  e também via internet;
2)                  para cada missa foi convidado um pregador, de diferentes paróquias e de cidades vizinhas;
3)                  a chegada da procissão foi animada pelo Padre Antônio Claret Albino, da Paróquia da Imaculada Conceição, desta cidade.

Este jubileu cresce a cada ano e ganha melhoramentos. Em 2005 foi criada a Equipe de Acolhida, devidamente uniformizada com coletes, que lhe confere grande visibilidade e assim permite melhor apoio aos romeiros e visitantes. No ano seguinte, para cada dia da novena, foi convidada uma paróquia da diocese a participar, com suas pastorais e movimentos. Nada mais justo já que é um santuário diocesano. O gesto pioneiro do seu reitor favoreceu a união entre as paróquias e o resultado foi superior ao esperado. Tanto que, logo o modelo passou a ser adotado em festas de outras paróquias. Em 2006 a imagem volta a ser carregada em procissão nos braços dos fiéis, em vez do caminhão dos bombeiros, o que foi motivo de aplausos. Uma boa inovação surgiu em 2007 com a padronização das barracas externas conseguindo-se assim um melhor aspecto e funcionalidade. Também nesse ano a Equipe de Acolhida se estruturou melhor e foram incrementados os meios de comunicação na transmissão do evento religioso. 


Notas e Créditos

* Texto e foto: Ulisses Passarelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário