Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Congado do Zé Camilo

              Congado "N.S.do Rosário" (catupé), Bairro São Dimas, São João del-Rei / MG

Nesta postagem são visualizadas algumas fotos antigas do saudoso congado do Capitão Zé Camilo. A publicação nesta página é uma especial homenagem à sua pessoa, bem como aos saudosos capitães auxiliares que já partiram, também envolvidos neste terno, em especial Altamiro Ponciano, Jesus do Nascimento, Chico Zacarias, Waldemar Fagundes e Raimundo Camilo.

1º Capitão: José Camilo da Silva (ao centro, apoiado na bengala); 2º Capitão: Valdemar Fagundes (de paletó preto); 3º Capitão: Altamiro Ponciano (ao fundo, com tamborim erguido) Esta guarda de catupé se apresentou na ocasião desta foto histórica na Festa do Rosário da vizinha Santa Cruz de Minas. O grupo foi fundado em 1962 e permaneceu ativo até 1994. A seguir ficou quatro anos desativado e retomou os tambores em 1998, por ocasião do resgate da Festa do Divino, nas mãos do Capitão Raimundo Camilo, filho do fundador José Camilo, com o essencial apoio do 2º Capitão Luthéro Castorino da Silva. Nesta segunda fase o congado se manteve ativo até 2008.

Uma Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei,tendo ao fundo a silhueta da Serra de São José.
Festa do Rosário no Bairro Tijuco, diante da Igreja de São José Operário. O Capitão Raimundo Camilo aparece ao centro tendo ao lado outro capitão, Chico Zacarias, com listras verdes na camisa. Na direita da foto o casal dona Júlia Lacerda e Geraldo Elói, dois baluartes das tradições folclóricas no Tijuco. 
O Capitão Zé Camilo e uma princesa, em trajes típicos, durante uma Festa do Rosário no Bairro São Dimas, São João del-Rei, na Capela de Nossa Senhora do Rosário daquele bairro.
O Capitão Zé Camilo com o bastão de comando, ladeado por membros do Reinado e à esquerda,
o Capitão Altamiro Ponciano. 

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: autores e datas não identificados

Nenhum comentário:

Postar um comentário