Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 15 de dezembro de 2012

Pentecostes, data móvel

A Páscoa era historicamente a mais importante festa dos judeus, marcando o fim de sua servidão entre os egípcios. Da terra dos faraós partiram em longuíssima jornada rumo ao rincão que Deus lhes prometera. A lembrança desse episódio era efetivada no dia 14 do mês de Nissan. Como o calendário judeu era basicamente lunar e serviu de base para marcação das comemorações cristãs, o Concílio de Nicéia (325 d.C.) marcou a Páscoa cristã (celebração da ressurreição de Jesus) “no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério norte (21 de março)”[1]. Como esta lunação varia, todas as festas marcadas com base na Páscoa (antes ou depois dela), também podem se adiantar ou atrasar, ano a ano: carnaval, cinzas, Paixão, Espírito Santo, Santíssima Trindade e Corpus Christi.

Ora, a festa do Espírito Santo é marcada no oitavo domingo depois da Páscoa, tempo do prazo dessas semanas: sete semanas são quarenta e nove dias. O quinquagésimo dia é o Domingo de PENTECOSTES, nome grego que se traduz por “cinquenta dias”,

Em São João del-Rei o Espírito Santo sempre foi comemorado no Domingo de Pentecostes, embora em alguns lugares do Brasil seja festejado noutras épocas do ano. 

Bandeira de catupé (congado) de Ritápolis/MG, 
durante a Festa do Divino.
                                                      
Notas e Créditos


* Texto: Ulisses Passarelli.
** Foto: Iago C.S.Passarelli, 28/05/2012. 


[1] - Cf. AQUINO, Felipe. Carnaval: por que tão cedo? Gazeta de São João del-Rei, n. 492, 02/02/2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário