Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Matosinhos é com "s" ou com "z"?

Forma correta do nome do bairro

A maneira recomendada para se escrever o nome do bairro são-joanense de Matosinhos e o título devocional que lhe originou é com “s” no meio e no fim, à maneira da cidade portuguesa que lhe serviu de batismo: MATOSINHOS.

Hoje é comum ver-se o “s” intermediário substituído por “z”: "Matozinhos". 

Em Portugal, em tempos muito remotos, o topônimo veio de “Matesinus”, depois alterado em “Matusiny” e por fim no termo atual. Outra hipótese é que Matosinhos ou Matosinho possa ser diminutivo do nome ou sobrenome Matoso. 

Nos antigos jornais são-joanenses e em outros documentos, surgem as grafias: “Mattosinhos” (a mais comum), “Mathosinhos” e “Matthosinhos”, além das correspondentes com “z” e outras sem o “s” final. Todas tem um valor histórico mas não prático. A forma de uso é Matosinhos. Assim aparecerá em todo este blog.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário