Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




Bois

As versões locais do bumba-meu-boi são essencialmente simples em seu desenvolvimento dramático. Em geral, sem contar com o entrecho que tornou o auto célebre no nordeste brasileiro ou no norte (boi-bumbá); desprovido da vasta gama de personagens dos bois da zona da mata e agreste nordestino; ainda assim, o núcleo central da dança do boi de fingimento está presente, alegria da petizada. 

Os bois locais se ligam em geral ao ciclo carnavalesco, com raras exceções. 

Essencialmente é uma manifestação profana, de típica alegria e espontaneidade, sobrevivendo de maneira informal, graças à dedicação dos amantes da brincadeira. 

Para melhor apreciação reunimos nesta páginas alguns links para facilitar a busca deste assunto no acervo blogueiro:


Boi Mofado, Prados/MG, aprox.2001. 
Fotos gentilmente cedidas pelo autor Marcos Santiago, a quem agradeço.


BUMBA-MEU-BOI   

BOI DE CARNAVAL  

BOI MOFADO: algumas imagens do tradicional carnaval de Prados   

BOI MOFADO: pérola do carnaval de Prados  

BOI DE CAIADO: o bloco do boi em Coronel Xavier Chaves   

O BLOCO DO BOI DE CAIADO: uma ferramenta do resgate do tradicional carnaval de Coronel Xavier Chaves

O BOI MALHADO E A QUEIMA DO JUDAS  

BOI E JUDAS


Ver também: 


ALGUNS ELEMENTOS TRADICIONAIS DO ANTIGO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

NÓTULAS SOBRE O ANTIGO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG




Nenhum comentário:

Postar um comentário