Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ABC do Senhor Bom Jesus de Matosinhos


No ano de 1869 veiculou no bairro um impresso contendo uma prece muito antiga, intitulada “Oração à Estrela do Céu”, dedicada à Virgem Maria e uma composição versificada, o “ABC do Senhor Bom Jesus de Matosinhos”, poesia da literatura popular muito tradicional. Já tive oportunidade de transcrever o velho impresso e comentá-lo [1]. Contudo, devido a sua raridade, novamente transcrevo abaixo a versalhada:

Amoroso Bom Jesus,
Venho aqui vos visitar;
O prazer que se me offerece
Eu não vos posso explicar.

Immaculado Cordeiro,
Immolado à salvação
Dos humanos peccadores,
Tem de mim dó, compaixão!
Que exemplo fizeste a quem
O Rosario abandonou!...
Uma cobra do pescoço
De Maria, Jesus tirou!
Bem me custa vir vos ver,
N’esse throno assim atado!...
Bom Jesus tantos tormentos
Por causa do meu peccado.
Já tenho de mim tristeza
No meio desta alegria;
Bom Jesus, vossa lembrança,
Vae na minha companhia.
Resplandece vossa Igreja
Com ternura e alegria,
Bom Jesus crucificado,
Filho da Virgem Maria.

Como não hei de sentir
Grande dor no coração?...
Por vossa misericordia
Bom Jesus, dai-me perdão

Kalendário vou contar
De dias de terna ausencia,
Deste templo, deste altar,
Q’habitaes complacencia!

Só vós viestes ao mundo
Para remir o peccador;
Bom Jesus de misericordia
Por vosso divino amor.

Divino meu Bom Jesus,
Divina consoloção!
Por vossa misiricordia
Livrai-me de tentação.

Lembrar-me-ei eu de vós
Em qualquer longas alturas;
Bom Jesus de piedade,
Remedio das creaturas!

Todos pedimos perdão,
De nosso grande peccado,
Por vossa misericordia,
Bom Jesus crucificado.

Eu sou um romeiro vosso,
Que a vós venho em romaria;
Peço-vos, meu Bom Jesus
Que andeis sempre em minha guia!

Mas eu tenho uma esperança,
De outro prazer alcançar...
Bom Jesus favorecei-me
Que eu espero cá voltar...

Uni-nos ao vosso peito,
Pela lança traspassado,
Para que por vosso amor
Nos livremos do peccado.

Faltou minha retentiva,
Mas quero a continuar.
Com vossa divina luz,
Para me allumiar.

Nem por isso vos custou
Como a mim mal parecia
O Bom Jesus me ajudou,
Venho em sua companhia

Vos acharam lá na praia,
Vos lavaram em agua pura
Bom Jesus de piedade
Remedio da creatura.

Guiae-me por bom caminho,
Bom Jesus de compaixão...
Por vossa misericordia,
Livrai-me de tentação!

Oh! Quantos milagres vejo
Que não se pode contar!
Bom Jesus vosso remedio
A todos pode curar!

Xacoco, chego a vós
Com meu coração rendido
Bom Jesus me perdoai
Quando vos tenho offendido.

Hoje... aqui já imagino...
Qual a tua imaginação!
Bom Jesus quando me fôr
A triste separação!

Por muitos que aqui vejo
Outros que já não existe...
Menino em taxo a ferver
Bom Jesus lhe acudiste.

Ynclito é o vosso nome...
Emquanto o mundo viver
Bom Jesus allumiai-me
Para nunca vos offender.

Zenbyros brandos e brisas,
Auras placidas e aragem,
Nos mandai as nossas velas
Para virmos de romagem.
~ é a ultima letra,
Vai pedindo clara Luz!
Bom Jesus allumiai-me,
Para sempre... amem Jesus.

Exemplar do ABC citado nesta postagem.
* Texto e foto: Ulisses Passarelli



[1] - Ver: PASSARELLI, Ulisses. Dez antigas notícias do folclore de São João del-Rei. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, v.11, 2005, p. 89-112. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário