Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sabão de Bola

O sabão de bola ou sabão-preto é um produto manufaturado, artesanal, feito em grandes tachos ou panelões que fervem continuamente mexidos por longas colheres de pau . 

A matéria-prima básica é gordura de origem animal (sebo) ou vegetal (abacate), levando uma porção de "dicuada", assim chamada a cinza coada através de um pano sob a passagem de água ou despejada e diluída num balaio revestido de folhas verdes de bananeira, amparando-se o produto num vasilhame. Alguns produtores incluem ramos de mané-turé (o mesmo que isopo) para o sabão espumar mais ao ser usado. Eis a receita típica. Uma variante mais recente recicla óleo de cozinha usado e inclui soda cáustica. Neste caso só pode ser usado para limpeza de vasilhas na pia, impossibilitado o uso para banho. 

Quando a receita está pronta alguns produtores despejam o sabão ainda derretido em formas produzindo barras ou tabletes, mas a tradição ensina que à temperatura adequada, se enrola manualmente em porções em forma de bola, do tamanho de uma laranja. Via de regra é envolto em palha de bananeira, apresentação como chega ao mercado. 

A técnica é mantida desde o tempo do trabalho servil. Ainda que grosseiro e sem perfume tem grande procura para o banho, pois se acredita no seu poder de descarrego de males espirituais e na capacidade de limpeza da pele, removendo manchas, alergias, brotoejas, perebas, feridas, impingem, seborreia, caspas. 

Conhecido em toda região, teve contudo sua produção tão acentuada em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del-Rei, que emprestou seu nome aos seus moradores como alcunha. Quem nasce no Rio das Mortes é então cognominado “sabão de bola”...

Fogão usado na fabricação caseira de sabão. Passa Tempo/MG, 21/10/2013. 

Uma gamela contendo sabão de bola. Caquende (São João del-Rei/MG), 04/05/2014. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: fogão: Ulisses Passarelli; sabão: Iago C.S. Passarelli
*** Para saber mais leia: INDÚSTRIA CASEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário