Amanhã, tradicional Quinta-feira da Ascensão do Senhor(*), principia a Festa do Divino no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei. O evento inicial é a visita de um grupo de quatro caixeiros batendo seus tambores à casa do imperador. Após as saudações de praxe, são recepcionados com um lanche e na sequência conduzem o coroado até o santuário para a celebração das 19 horas. Ao fim desta, a imagem do Espírito Santo é descida de seu nicho e entronizada junto a do padroeiro, onde ficará até o fim dos festejos, na noite do Domingo de Pentecostes.
|
Out-door com divulgação das comemorações em São João del-Rei. 28/05/2014.
|
A Festa do Divino em Matosinhos tem características jubilares e é indubitavelmente o evento mais importante na região para a cultura popular, o que certamente representa uma grande responsabilidade para os festeiros, notadamente o presidente da Comissão do Divino e o imperador coroado, bem como ao clero, pela necessária concatenação de ações e metas. O equilíbrio, e não a sobreposição ou prevalência, dos aspectos religiosos e culturais foi que deu ao jubileu este status. Mexer nesta proporção pode ser temeroso para os caminhos da festa.
|
Chegada da procissão de Pentecostes no Santuário de Matosinhos, 19/05/2013.
|
De longa raiz setecentista, o evento atravessou mais de duzentos anos e não obstante o enfraquecimento durante as décadas intermediárias do século XX, ao fim daquela centúria foi reordenado e chegou-nos ainda com grande vigor, celebrando harmonicamente a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade com preces, missas, procissões e bênçãos do Santíssimo, aliadas a tambores congadeiros, violas de folias e mastros balançando ao vento. Poder-se-ia reproduzir a frase de um antigo jornal são-joanense que a mais de oitenta anos afirmou ser uma das nossas mais queridas festas.
|
"A Festa de Matosinhos é uma das nossas tradições mais caras. Neste ano ela será realizada com a pompa dos dias de antanho": mensagem do cabeçalho da primeira página do jornal Folha Nova, de São João del-Rei, edição nº10, de 08/05/1932. Acervo digital: Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida. |
Esperamos que a festa transcorra com o maior êxito, atingindo seus objetivos de evangelização e valorização da cultura popular tradicional. Desejamos de modo especial um feliz império ao novo imperador.
Para saber mais informações acesse:
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO 2014
* Infelizmente a Igreja transferiu as comemorações da ascensão para o domingo imediato.
** Texto: Ulisses Passarelli
*** Fotos: out-door e recorte jornalístico, Ulisses Passarelli; procissão, Iago C.S. Passarelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário