Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Programação da Festa do Divino 2014


Aproxima-se mais uma Festa do Divino, no Bairro Matosinhos. São João del-Rei acolhe com muito carinho este festejo com seu caráter regional, para cujo êxito depende não só dos paroquianos de Matosinhos mas igualmente de outros bairros, distritos e cidades convidadas. 

Em Pentecostes, a coroa este ano deixa o Imperador Sr. Edmilson Washington da Silva, coroado em 2013 e passa para o novo Imperador, Sr. Dácio Sebastião de Carvalho. Antes, porém, transcorrem diversos eventos preparatórios. 

Mastro de aviso.
Além do giro das folias do Divino às casas, que já começou e acontece sem alarde por vários bairros, acontece dia 29 do corrente uma visita de praxe à residência do imperador que ora detém a coroa, a partir das 17 horas. Os caixeiros farão ali sua saudação. De costume o grupo segue para o santuário, mas este ano foi introduzido como novidade uma sequência, na qual o grupo parte com o imperador e membros da comissão de festa até o Salão de São Sebastião, na Avenida Santos Dumont para novas homenagens. Dali o grupo seguirá em cortejo até o santuário, agora com o reforço do congado do lugar. Após a celebração será como de costume descida a imagem do Espírito Santo para o início da novena. 

Sexta-feira, dia 30 de maio, inicia a novena do Espírito Santo, celebrada no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, às 19 horas. A cada dia estão previstas as participações de comunidades paroquiais, movimentos, pastorais e grupos convidados, em parte reformulando o esquema das romarias. O levantamento dos mastros acontece no primeiro dia da novena, com congados locais, após as celebrações. 

A Cavalgada do Divino está marcada para as 09 horas da manhã do domingo, 01 de junho, e pela primeira vez não parte do santuário e está sob nova coordenação. Ela vem do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno e termina no Campo do Siderúrgico (Avenida Santos Dumont). 

O sábado seguinte, 07 de junho, é a vez da Procissão do Imperador Perpétuo, também inovando com um horário mais cedo (16h e 30min) e abandona o itinerário tradicional do Matola para circular pelo centro histórico, acompanhada em parte pela Banda de Música Municipal Santa Cecília, sob a competente batuta de José Antônio da Costa, e no todo pelas folias do Divino, que após as celebrações noturnas farão o típico encontro no coreto. 

Coreto ainda em fase de montagem.
Ao contrário de anos anteriores não se vê na programação previsão de shows para o período em questão, apenas um show de encerramento do jubileu, no estilo evangelizador. 

A programação do dia maior está resumida na tabela abaixo, tendo como novidade o deslocamento do reinado da Vila Santo Antônio para o Jardim Paulo Campos e a saudação ao imperador na parte da manhã. 

6h
Alvorada festiva
7h
Missa festiva
8h
Chegada dos congados
9h 30 min
Missa das Crianças (Igreja de Santa Terezinha)
9h 40 min
Recolhimento do reinado seguido de saudação ao imperador
10h 30 min
Chamada dos reis, rainhas, príncipes e princesas (no santuário)
13h
Saudação dos congadeiros a N.S.do Rosário (Igreja de Santa Terezinha)
14h
Cortejo imperial (da Santa Terezinha ao santuário)
16h
Missa Solene seguida de coroação do novo imperador
17h
Procissão solene seguida de bênção do Santíssimo Sacramento
20h
Descida dos mastros e despedidas dos congadeiros. A seguir, show de encerramento.

O adro foi adaptado para as novas exigências de segurança com abertura de mais um grande portão (corrediço) na lateral da praça. O coreto está montado, bem como as barracas. O mastro de aviso sinaliza as datas do jubileu. Pentecostes aproxima-se. Festa da alegria. É o momento da confraternização comunitária e da comunhão pascal com o sagrado. 

Notas e Créditos

* Texto e fotos (11/05/2014): Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário