Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Folia do Fé

O povoado do Fé situa-se no distrito de São Gonçalo do Amarante, em São João del-Rei/MG e é constituído de um pequeno conjunto de casas, chácaras e sítios tendo uma igreja dedicada a São Vicente de Paulo. Dista seis quilômetros da sede municipal. 

A tradição das folias de Reis no distrito é muito arraigada, embora as mudanças sociais e o êxodo rural as estejam extinguindo na região e das muitas que haviam restam poucas. No Fé uma folia que marcou época pela longa atividade, qualidade musical e fundamento dos versos foi a "Folia do Luís Candinho" (Luis Cândido Gonçalvez), grande mestre dessa arte reiseira, que trazia a tradição de sabedoria familiar, posto que seu pai e irmãos mantinham uma folia no Caburu (atual São Gonçalo do Amarante, vila que encabeça o distrito), que se celebrizou como a "Folia dos Candinho". 

A folia visitava as casas locais e ainda, caminhando à pé nas noites escuras pelas estradas vicinais e trilhas de mato, ia aos sítios e residências, na Colônia do Bengo, Buião, Cruz das Almas, Cunha, Serra do Julião, Brumado de Baixo e outras localidades. 

A foto abaixo, assaz saudosa, flagra o momento de uma partida para jornada, saindo da casa do mestre, que aparece de chapéu ao centro da foto, com a viola ao peito. Na bandeira, o insigne folião Mário Calçavara, que após o falecimento de Luis Candinho assumiu a direção da folia. 

Folia do Fé em 1993. 
Notas e Créditos

* Texto, fotografia e acervo: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário