Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Congado do Ribeirão, Resende Costa

Nesta postagem foram selecionadas algumas fotografias que retratam o terno de congado "Nossa Senhora do Rosário", sob o comando do Capitão Geraldo Venâncio. Trata-se de um catupé da localidade de Ribeirão de Santo Antônio, distrito de Resende Costa/MG. 

Esse município tem uma tradição congadeira muito forte. Desde longa data várias guardas existiram e se desativaram mas deram formação de saberes que possibilitaram a criação de novos ternos, que até hoje festejam o Rosário, seja visitando municípios vizinhos ou até distantes, ou na própria sede municipal, sempre no primeiro domingo de novembro, constituindo-se na mais concorrida Festa do Rosário da região das Vertentes. 

Certa feita (24/09/1998), o afamado Capitão "Vino" (Valdivino Martiniano Nascimento) cedeu-nos de memória a lista dos congados que Resende Costa já tivera, desde onde sua memória alcançava, do fim dos anos trinta e década de 1940 para cá, principalmente catupés: na cidade, ternos do Izidoro (no Bairro Santo Antônio), do Zé Tomaz (na Rua Nova), do Geraldo Chica, do Antônio Jacaré (Ferreira), do Mário da Vininha, do Dico da Lena, do Zé Macedo, do Euclides Maromba e o dele próprio, Vino, fundado em 1958. Tanto mais, citou outros catupés rurais, no Ribeirão dos Pintos (do João Domingos *) e no Cajuru (do Anésio Alves Ferreira/Milton). Além disto houve na cidade um congo, do João Jacaré, e um cacunda (modalidade de catupé), do Geraldo Macio. Vino relatou ainda que o terno do Ribeirão de Santo Antônio era ao seu tempo comandado pelo Capitão Argilino e só bem mais tarde, depois um interregno passou ao Capitão Geraldo Venâncio. 

Nas fotografias abaixo flagrantes do terno de Ribeirão de Santo Antônio durante a Festa do Rosário na Restinga de Baixo (Ritápolis/MG) e no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei.

Congado de Ribeirão de Santo Antônio. 
Festa do Rosário, Restinga de Baixo (Ritápolis/MG).  27/09/1998. 

Congado de Ribeirão de Santo Antônio. Ao meio e adiante, o Capitão Geraldo Venâncio.
Festa do Rosário, Restinga de Baixo (Ritápolis/MG).  27/09/1998.
Rainha do congado do Ribeirão (**)
Festa do Rosário, Restinga de Baixo (Ritápolis/MG).  27/09/1998. 
Reinado de Resende Costa e logo atrás, o congado de Ribeirão de Santo Antônio. 
Festa do Rosário, Bairro São Geraldo, São João del-Rei/MG. 1995. 

Rainha Conga, Rei Congo e Rainha Perpétua, de Resende Costa e logo atrás,
o congado de Ribeirão de Santo Antônio. 

Festa do Rosário, Bairro São Geraldo, São João del-Rei/MG. 1995. 

Congado de Ribeirão de Santo Antônio.
Festa do Rosário, Bairro São Geraldo, São João del-Rei/MG. 18/08/1996. 

Notas e Créditos

* Além de João Domingos, para o congado de Ribeirão dos Pintos a memória popular conservou o nome de José Isidoro, mas consta informação se é o mesmo terno ou outro. O informante, Capitão de Congado Luís Santana, de São João del-Rei, ainda se lembrou de dois cantos, que me informou:

"Óia, a turma do Zé 'zidoro,  BIS
chegô agora!"

"Ai, eu vim de longe,
tô chegâno agora,
com o favor de Deus, 
ai, meu Deus!
e Nossa Senhora!"

** Obs.: as cores adotadas pela Rainha, Sra. Maria de Lourdes Dias, são as cores votivas do rosário - azul (capa) e rosa (vestido). Em São João del-Rei, o saudoso Capitão de Congado Sr. Luís Santana, dizia que as cores de Nossa Senhora do Rosário eram o azul (cor do céu), o rosa (cor da linha celeste do horizonte ao nascente e ao poente, pelo reflexo do sol) e o branco (cor da pureza e das nuvens). Sem dúvidas, uma explicação sublime, uma interpretação poética. 
***Texto, fotografias e acervo: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário