Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Congados em marcha na Restinga de Baixo

Nesta postagem, seguem algumas fotografias ilustrativas da Festa de Nossa Senhora do Rosário da Restinga de Baixo (Ritápolis/MG), anos de 1996 e 1998. 

Congados sobem a cava na Restinga na Festa do Rosário de 1996: congo (Santa Terezinha) e catupés (Coronel Xavier Chaves, Resende Costa e Restinga). 

Devota com imagem de São Sebastião durante a procissão, 
diante de congadeiros da própria Restinga. 1996. 

Entrega do Reinado em 1996, na Capela de São Sebastião (Restinga do Meio).
Junto ao altar, Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas, rodeados de congadeiros.

Andor de São Benedito conduzido por devotos. 1996. 

Congadeiros partem levando os Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas para a igreja. 1998. 

Congadeiro de Santa Terezinha saúda uma rainha. 1998. 
 
Congados voltando da Restinga de Baixo para a Capela de São Sebastião na Restinga do Meio
(Ritápolis / MG) durante a Festa do Rosário. 
O cortejo foi realizado para o recolhimento do Reinado,
que trazido à capela, participa do ritual da chamada. 
Em primeiro plano o Congo Nossa Senhora do Rosário, de Santa Terezinha (Itatiaiuçu/MG), do Capitão Geraldo santana e Capitã (*) Alvarina Santos; a seguir o próprio grupo da Restinga, um catupé, sob a bandeira do Rosário e o comando do Capitão Sebastião Ezequiel; na retaguarda mais dois catupés - de Resende Costa, do Capitão "Vino" (Valdivino Martiniano do Nascimento) e o de Ribeirão de Santo Antônio, distrito de Resende Costa, sob o comando do Capitão Geraldo Venâncio, ambos com bandeira de Nossa Senhora do Rosário. 27/09/1998. 


Notas e Créditos


* Capitã: não é muito comum a participação de mulheres na capitania das guardas de congado e de certa forma se pode dizer que é um fato relativamente recente, uma conquista importante. Por vezes a pronúncia popular diz "capitoa" ou "capitu", que garantem ser a forma correta. 
**Texto, fotografia e acervo: Ulisses Passarelli, 27/09/1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário