Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 27 de setembro de 2014

Oração de São Cosme e São Damião

Hoje é o "verdadeiro dia das crianças", sempre o tenho repetido, a cada 27 de setembro que Deus me permite assistir de novo. A criançada buliçosa, por essas horas já demanda pelas ruas a pedir balas. Recebem guloseimas, correm despreocupadas por aí, insaciáveis do açúcar bendito deste dia. 

A alegria delas é notória e não atinge apenas aqueles mais abastados, que tem a oportunidade de ganhar um presente dos pais, como no 12 de outubro. A satisfação é mais espontânea e disseminada. 

Em muitos espaços sagrados de práticas religiosas de matriz africana, a atividade neste dia é extraordinária, com oferendas para os erês (entidades espirituais da Linha das Crianças), sob à égide dos dois santos queridos, e dos orixás Ibeiji (candomblé) e Oxalá (umbanda). Na grande mescla cultural do brasileiro, também muitos devotos dos santos gêmeos, sem nenhuma ligação com os terreiros, oportunizam às crianças a distribuição de balas e doces, para sua grande alegria. 

Em São João del-Rei uma velha oração (abaixo transcrita) demonstra a fé popular nos santos queridos, que foi cedida por uma pessoa desde sempre, extremamente católica. 


São Cosme e São Damião
Irmãos em Jesus Cristo,
Peço de todo coração
Alcançai-nos as graças que eu vos peço (...)
São Cosme e Damião,
Aqui estamos.

Irmãos queridos
E vos pedimos com fervor
Protegei-nos agora e sempre
Pedimos com fé e a amor.

Peço a cura para uma enferma
Tenho esperado com aflição
Alcançai-me de Jesus Cristo
Irmãos Cosme e Damião
Aqui estamos.

Pedimos com fé e amor
Dê a paz ao mundo inteiro
Sossego aos nossos corações
Pede Maria medianeira.
Aqui estamos.

Abençoai as crianças
E também os anciãos
Protegei a mocidade
Irmãos Cosme e Damião.

Peço socorro para os desempregados
Pois aflitos eles estão
Os moços e pais de família
Socorrei nossos irmãos.

Livrai-nos da peste, fome e guerra
Atendei esta oração
Guiai-nos para o bom caminho
Irmãos Cosme e Damião
Aqui estamos.




Oferendas de balas para os erês,
em um congá de umbanda de São João del-Rei, diante da
imagem de São Cosme, São Damião e Doum.  



Notas e Créditos


* Informante: minha bisavó materna, Luíza dos Santos, São João del-Rei, Centro, a partir de um manuscrito da própria, datado de 01/05/1962. 

** Texto e fotografia: Ulisses Passarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário