Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 21 de setembro de 2014

Festa do Rosário no Bairro São Geraldo

Acontece neste momento, em pleno dia de Santa Efigênia, a Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. A missa matutina congregou na igreja do redentorista São Geraldo Magela muitos congadeiros de São João del-Rei e de cidades visitantes, como Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Conselheiro Lafaiete, Cláudio e Barroso. 

O largo demarcado por quatro mastros (Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Benedito e Santo Antônio Catigeró) apresenta-se animado e ritmado por vários estilos de congado. 

Como uma nota digna de louvor notou-se hoje a presença do mais novo congado da região, o Moçambique Santa Efigênia, de São João del-Rei, do próprio bairro, sob os cuidados do experiente Capitão Tadeu Nascimento de Sousa. o grupo fez sua primeira apresentação pública hoje, na festa. 

Na parte da tarde, divididos em dois cortejos, os congados buscam os reis e rainhas e sua corte para a chamada. Conclui-se com apresentações culturais tais como a capoeira e o maracatu, e, por fim, com a descida dos mastros, às 18 horas. 

De parabéns a comunidade por mais esta realização, muito tradicional, iniciada em 1958. De um modo especial fica consignada a parabenização à Associação de Congado Santa Efigênia e ao Grupo de Inculturação Raízes da Terra pelo êxito das festividades.


O novo grupo: Moçambique Santa Efigênia, de São João del-Rei.

Congadeiros na missa durante a Festa do Rosário. 

Congado de Barroso.

Mastro de Santa Efigênia em primeiro plano e ao fundo o do Rosário. 


Rei e Rainha da guarda de marujos de Conselheiro Lafaiete. 

A querida Santa Efigênia. 


Notas e Créditos

* Texto e fotos (21/09/2014): Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário