Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Multidão festeja o Senhor Bom Jesus em 2014

Seguindo firme a tradição religiosa, concluiu-se ontem, em Matosinhos, mais uma grande festa em honra ao padroeiro do bairro, o Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Após concorrido período preparatório de novena, com várias celebrações e a passagem de diversos celebrantes, a 14 de setembro foi comemorado o dia maior do jubileu.

Uma grande movimentação tomou conta do largo nesta festa de 2014. Estava cheio de barraquinhas de comes e bebes. No adro, além do tradicional leilão de gado e prendas, um grande palco armado propiciou shows e nas tendas aconteceu o tradicional jogo do víspora e vendas de pastéis e refrigerantes. 

Enfeites de bandeiras vermelhas e amarelas nos postes do adro, demarcavam as cores votivas e uma profusa iluminação completava o tom festivo externo. 

O altar estava muito florido, aliás, com primor, evocando a primavera. Destaque para as galhadas secas com flores artificiais amarelas, em papel-crepom, lembrando a exuberante florada dos ipês amarelos, típicos desta quadra do ano. 

As missas e pregações se sucederam muito concorridas e eloquentes, num forte momento de evangelização. Uma multidão gigante ordeiramente lotou o adro e o largo. Ao cair da noite, em duas longas filas ocupou a Avenida Josué de Queiroz. A alguns anos atrás o andor era levado sobre carro motorizado aberto. De uns tempos para cá, para contentamento geral, o andor voltou a ser carregado pelos fiéis na forma tradicional, sobre os ombros, não obstante seu grande peso. 

Notou-se a presença de muitos membros de irmandades da cidade e de crianças vestidas de anjos. A banda local, do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, repleta de jovens, sob a competente batuta de Ronaldo Medeiros, deu uma nota de arte e alegria à procissão. O fluxo imenso de devotos comprovou, ainda, mais uma vez este ano, que esta é uma das maiores procissões de São João del-Rei, senão a maior delas. 

A veneranda imagem Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A procissão ganha as ruas.
A imagem é guarnecida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. 

Multidão de devotos presentes no grande jubileu. 

Enfeites florais do altar evocam a chegada da primavera
e se inspiram nos ipês amarelos, fartamente floridos nesta quadra do ano. 

Notas e Créditos 

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário