Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 29 de abril de 2014

Caquende em festa

O povoado do Caquende, no sudoeste do município de São João del-Rei, incluso no distrito de São Sebastião da Vitória, junto às águas represadas do Rio Grande pela Represa de Camargos é um lugar acolhedor, centrado pela igreja da padroeira, Nossa Senhora do Carmo. 

A partir de amanhã o largo gramado receberá intensa programação oriunda da sétima edição de um evento intitulado Encontro de Cultura Popular, que envolve a comunidade e visitantes num importante trabalho de defesa das tradições, inculturação, entretenimento e difusão dos valores religiosos da cultura popular. 

Além da apresentação de grupos folclóricos convidados da redondeza, contará com exibição de um mutirão de colheita do milho (jomba), banda de música, sarau de poesias, missa, encontro de corais, atividades com as crianças, exposição, etc. 

Destaque para apresentação do grupo local Pilão de Inhá, demonstrando danças rurais de colheita, soca do arroz, sob a voz magistral do sr. Vicente. A direção deste grupo assume a coordenação geral do evento. Vale a pena conferir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário