Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 13 de abril de 2014

O retorno do trabalhador

Um homem muito bom, inimigo do pecado, à prova de qualquer maldade, certo dia, por razões de trabalho, teve de deixar a família e foi buscar labuta longe. 

Ficou longos anos fora sem poder voltar do serviço para visitar os de casa, até que depois de décadas disse ao patrão que queria voltar para a sua família. 

Na hora da despedida, seu empregador deu-lhe um grande pão e disse que era para comer com os familiares e que só o partisse quando chegasse em casa. 

O homem partiu. Chegou à sua cidade, foi em casa e viu seus familiares todos velhos, muito idosos e ele próprio estava bem conservado. Todos aqueles anos passaram lentos para ele. Devido à sua bondade e virtude esteve na graça de Deus, permanecendo jovem. 

Indo para casa.
Cena flagrada no povoado do Valo Novo.
São João del-Rei, 2013. 
Começou a conversar com as pessoas da sua casa que não o reconheciam. Foi então que perguntou à senhora pelo marido e ela lhe respondeu que ele havia saído de casa a muitos anos e nunca mais voltado. O homem apontou para um retrato na parede, dele próprio, mais jovem e a velha comparando enfim o reconheceu. Abraçaram-se fervorosamente em meio à admiração pelo milagre. 

A família felicíssima foi comemorar o retorno do pai. O homem levou o pão que havia ganho para a mesa e abriu-o. Qual não foi a surpresa ao ver dentro do alimento sagrado muitas jóias de grande valor, que o patrão ali ofertara como recompensa pela idoneidade e pelos longos anos de trabalho fiel. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografia: Ulisses Passarelli
** Informante: Aluísio dos Santos ("Ló"), São João del-Rei/MG, 1997.
*** Obs.: é de se notar neste conto popular alguns elementos ou reminiscências da odisséia do herói grego Ulisses, que retorna ao lar depois de longos anos sem ver a família e não é reconhecido de imediato pelos de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário