Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 11 de abril de 2014

São Pedro e a Caveira

Os apóstolos andavam pelo mundo afora acompanhando Cristo nas pregações e curas. Numa estrada deserta viram um esqueleto no chão. Pararam em volta e ficaram olhando, perguntando uns aos outros quem poderia ter sido o falecido. 

Caveira entalhada em madeira de uma essa.
Igreja de São Francisco de Assis,
São João del-Rei / MG.
São Pedro, que estava muito mal humorado, chutou a caveira e o crânio saiu rolando. Jesus o repreendeu:

_ Isto são modos, Pedro! Cadê o respeito que te ensinei? Anda! busca lá a caveira e pergunta pra ela de quem que ela é. 
_ Mas, Mestre, caveira não fala...
_ Já mandei, Pedro!

Então São Pedro buscou e perguntou. A caveira respondeu:

_ Ah! Quem sou eu? Eu sou um infeliz que saiu desse mundo enganador, onde sofri a vida inteira para criar meus filhos de sol a sol, pra hoje um deles vir chutar minha cabeça ... 
_ Papaaai!!!


Notas e Créditos

* Texto e foto (11/04/2014): Ulisses Passarelli
** Informante: Aluísio dos Santos, São João del-Rei, 24/03/2000.
*** Obs.: um outro conto muito difundido na região, estabelece o encontro de São Pedro com a caveira noutra circunstância que não o mal humor: o apóstolo estaria difamando alguém ou revelando um segredo, e Cristo deu-lhe uma lição de moral sobre não falar mal dos outros, pedindo que perguntasse à caveira o motivo de sua morte. São Pedro após relutar a teria perguntado: "_ Quem te matou, caveira?", ao que ela respondeu: "_ A língua!" , ou seja, morreu por ter dito mais que devia, vitimada por uma vingança. Apesar do tom anedótico, em ambos os contos do encontro do apóstolo com a caveira, sobressai o ensinamento da cultura popular contrário à prática do desrespeito e da calúnia. 
**** Links sugeridos: conheça mais estórias populares sobre este apóstolo clicando nos títulos abaixo:

MAL VIZINHO  

A SURRA DE SÃO PEDRO 

A CONDENAÇÃO DA MÃE DE SÃO PEDRO  

MAIS UMA DA MÃE DE SÃO PEDRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário