Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 6 de julho de 2014

Nossa Senhora da Saúde

(Ofereço com gratidão a Luís Antônio Sacramento Miranda)

Nossa Senhora da Saúde é devoção de origem europeia ligada à cura de epidemias. Em Veneza, onde há uma magnífica basílica sua, foi a peste a força motriz dessa devoção, acometendo a cidade italiana em 1630. Também é conhecida no México, desde os quinhentos. Em Portugal foi surgida no século XVI no auge de dois grandes surtos de peste (1569 e 1599). Difundida em terras lusitanas foi depois trazida ao Brasil contando relativamente com poucos templos de que é orago no país. Nas Vertentes duas construções foram-lhe consagradas: uma em São João del-Rei outra no vizinho balneário das Águas Santas (Tiradentes). 

Em São João del-Rei sua devoção se fixou no Bairro Senhor dos Montes. A capela do padroeiro do bairro teve o patrimônio adquirido em 1801, sendo que a 23 de fevereiro daquele ano, segundo CINTRA ...

"Manoel de Sá Peixoto e sua mulher Bernarda de São José adquirem do Pe. Antônio Gonçalves de Siqueira, zelador e provedor do citado templo "uma chácara sita ao sopé do Senhor do Monte desta vila com os seus pertences, horta, quintal, pasto que ao presente se acha cercado de muros e valo, com obrigação de prestarmos todo o guisamento necessário de vinho e hóstias para as missas que se disserem na dita Capela do Senhor do Monte, bem como de azeite para a lâmpada, cujo trato nos obrigamos a cumprir por nós, nossos herdeiros e testamenteiros, bem como o dito vendedor se obriga a fazer bom dito trato, convenção e por tudo depor e a salvo por seus herdeiros e testamenteiros, e de nos haver empossados nas ditas casas e chácara na forma que hoje existe". O registro do documento foi feito a 30-12-1802, por iniciativa do Pe. Siqueira."

GAIO SOBRINHO aponta 1847 como data da capela, certamente de alguma grande reforma que lhe deu nova configuração.

O antigo jornal homônimo da cidade, no ano de 1899, deu conta de um festa animadíssima, com reza de terço, apresentações musicais, sermão, Te-Deum e leilão de prendas, tudo em benefício da construção da torre da capela do padroeiro, obra datada do ano seguinte (*). Sobre ela escreveu CINTRA:

"Em maio de 1900 o Dr. Joaquim Domingues Leite de Castro, Agente Executivo Municipal, sancionou a Resolução que autorizava a concessão do auxílio de "quinhentos mil réis" para a conclusão das obras da torre."

Em 1906 a imprensa são-joanense divulgou esta nota pelo jornal O Repórter, nº13:

"Ficou adiada para o próximo domingo, 13, a festa do Senhor Bom Jesus do Monte, que é costume celebrar-se a 3, seguindo-se as festas de N.S. da Piedade e da Saude, todas na encantadora Capella no poetico arrabalde de Senhor dos Montes."

No século XX, com o crescimento populacional, a pequena capela, já não comportava os fiéis e foi então construída ao lado uma nova igreja (felizmente sem demolir a antiga!) e esta foi consagrada a Nossa Senhora da Saúde. A edificação se deu graças aos esforços do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, de saudosa memória. A inauguração deu-se por bênção do Bispo Diocesano Dom Delfim Ribeiro Guedes, em celebração acontecida às 15 horas do dia 30/06/1974. 

A Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte só foi criada em 1999 por decreto episcopal de 1º de abril, a partir de um desmembramento da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com instalação a 26 de novembro do mesmo ano. O primeiro pároco foi o Padre José Roberto Vale Silva e o segundo, o Padre Ilton de Paula Resende, segundo o blog Senhor Bom Jesus do Monte.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Bairro Senhor dos Montes, São João del-Rei/MG, 05/07/2014. 

As propriedades físico-químicas especiais de certas águas minerais favorecem melhorias de saúde e de algumas enfermidades. Tal se deu com algumas fontes que nascem na encosta norte da Serra de São José, no município de Tiradentes, às quais, desde o século XIX, se atribuiu nos meios populares o poder da cura, sendo logo chamadas de Águas Santas (**). A narrativa que ouvi a anos de populares foi a seguinte: certo escravo fora incumbido de diariamente buscar água potável num cântaro para abastecer a casa grande. Tinha feridas nas pernas, de um possível eczema incurável, diziam. Quando começou a nova tarefa, sempre entrava na água até o nível do joelho para alcançar o ponto alto onde deixava o pote a encher. Em alguns dias suas feridas apresentaram sensível melhora e logo ele atribuiu o fato a um poder miraculoso daquela fonte, concluindo com o fechamento total das lesões pelos banhos sucessivos. Não tardou o batismo, Águas Santas. A fama espalhou e gente de todo lado vinha em busca de melhoras. O local se tornou um balneário e ganhou um ramal ferroviário da EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas) em 1910. 

MEGALE comentara sobre a devoção a esta santa: 

"A cidade mineira de Poços de Caldas recebeu o nome de Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, por decreto governamental em 1874, talvez devido à fama de suas águas sulfurosas, que naquele ano foram submetidas a um exame por ordem do governo imperial." 

Salvo engano, segundo a crença dos fiéis, pode-se inferir de semelhante associação do poder das águas e o poder de Maria nas curas tanto na próspera cidade sul-mineira quanto na pacata Águas Santas, tanto que se deu início a construção de uma capela desta invocação, conforme informação do jornal O Repórter nº46, em 1906:

"Capella de N.S.da Saude. O ilustre e estimavel sr. Antonio Gonçalves de Araujo Penna e sua prezada consorte, a exma.sra.d.Joanna Theolinda Meira de Araujo Penna, residentes no Rio e proprietarios nas Aguas Santas de Tiradentes, onde vêm, annualmente, veranear, em companhia de seus dignos filhos, em boa hora, resolveram edificar ali uma pequena capella, dedicada a N.Senhora da Saude, a sua custa, tendo para esse fim alcançado já licença da auctoridade diocesana. No dia 10, revestida de toda a solemnidade, realisou-se a benção da pedra fundamental da capella no proprio local." (Etc.)

A 20 de fevereiro de 1915, garante as páginas d'O Zuavo, inaugurava-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde das Águas Santas, mandada construir pelo farmacêutico Antônio Gonçalves de Araújo Penna. Houve duas missas na ocasião, celebradas pelo Monsenhor Ernesto Gustavo Coelho e pelo Vigário Antônio Carlos. 

Programa das festividades de inverno nas Águas Santas, ano 2014,
consagradas a São Pedro e São Paulo. Impresso em papel off-set, 22 x 31cm, cor branca com escritos pretos. 

Nas vésperas de seu centenário seria muito bem-vinda uma obra de restauro e uma animada festa comemorativa do centésimo aniversário de construção.

Capela de Nossa Senhora da Saúde, Águas Santas (Tiradentes/MG),
ao sopé da Serra de São José. 18/05/2014.  




Referência Hemerográfica

O Repórter, n.13, 06/05/1906.
O Repórter, n.46, 16/12/1906.
O Zuavo, n.27, 21/02/1915.
S. João d’El-Rey, n.17, 13/05/1899.

Referências Bibliográficas

CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. 2.ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1982. 2v. v.1, p.91-92.
GAIO SOBRINHO, Antônio. Sanjoanidades: um passeio histórico e turístico por São João del-Rey. São João del-Rei: A Voz do Lenheiro, 1996. 104p.il. p.24.
MEGALE, Nilza Botelho. 112 Invocações da Virgem Maria no Brasil: história, folclore e iconografia. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1986. 376p. p. 354-355.

Referência na Internet

Wikipedia, Nossa Senhora da Saúde, acesso em 04/07/2014, 13:40 h.
Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida, São João del-Rei.
Blog Senhor Bom Jesus do Monte: http://senhorbomjesusdomonte.blogspot.com.br/p/comunidades-da-paroquia.html (acesso em 15/06/2017, 10:34h)

Notas e Créditos

* Obs.: o Bairro Senhor dos Montes, foi tipicamente festeiro. Eram célebres as festas da Santa Cruz em maio (foco de romarias) e as do padroeiro em setembro, como por exemplo na década de vinte, quando num coreto, tocou a Banda Ribeiro Bastos, regida pelo professor José Quintino dos Santos (jornal O S. João del-Rei, n.25, 02/09/1920). Na mesma década a parte externa da capela foi reformada e houve animada festa inaugural. A professora local, Albertina Dias, ofereceu na escola uma mesa de doces finos ( jornal A Tribuna, n.767, 18/07/1926).
** A saber, tem propriedades medicinais, indicadas como auxiliares no tratamento de nefrites, impotência, alergias, eczema, artrite e como ativante do metabolismo. A radioativa tem temperatura estável em 27,5 º C e a magnesiana a 18ºC. Informações contidas numa placa que havia afixada no balneário. 
*** Texto e fotos: Ulisses Passarelli
**** Agradeço a Luiz Antônio Sacramento Miranda pelo apoio a respeito da história das igrejas do Senhor dos Montes.   

Um comentário:

  1. Muito obrigado, mais uma vez por esta homenagem!Estes seus documentários são pérolas para a nossa história.

    ResponderExcluir