Nossa Senhora da Saúde é devoção de origem europeia ligada à cura de epidemias. Em Veneza, onde há uma magnífica basílica sua, foi a peste a força motriz dessa devoção, acometendo a cidade italiana em 1630. Também é conhecida no México, desde os quinhentos. Em Portugal foi surgida no século XVI no auge de dois grandes surtos de peste (1569 e 1599). Difundida em terras lusitanas foi depois trazida ao Brasil contando relativamente com poucos templos de que é orago no país. Nas Vertentes duas construções foram-lhe consagradas: uma em São João del-Rei outra no vizinho balneário das Águas Santas (Tiradentes).
GAIO SOBRINHO aponta 1847 como data da capela, certamente de alguma grande reforma que lhe deu nova configuração.
O antigo jornal homônimo da cidade, no ano de 1899, deu conta de um festa animadíssima, com reza de terço, apresentações musicais, sermão, Te-Deum e leilão de prendas, tudo em benefício da construção da torre da capela do padroeiro, obra datada do ano seguinte (*). Sobre ela escreveu CINTRA:
Em 1906 a imprensa são-joanense divulgou esta nota pelo jornal O Repórter, nº13:
"Ficou adiada para o próximo domingo, 13, a festa do Senhor Bom Jesus do Monte, que é costume celebrar-se a 3, seguindo-se as festas de N.S. da Piedade e da Saude, todas na encantadora Capella no poetico arrabalde de Senhor dos Montes."
No século XX, com o crescimento populacional, a pequena capela, já não comportava os fiéis e foi então construída ao lado uma nova igreja (felizmente sem demolir a antiga!) e esta foi consagrada a Nossa Senhora da Saúde. A edificação se deu graças aos esforços do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, de saudosa memória. A inauguração deu-se por bênção do Bispo Diocesano Dom Delfim Ribeiro Guedes, em celebração acontecida às 15 horas do dia 30/06/1974.
A Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte só foi criada em 1999 por decreto episcopal de 1º de abril, a partir de um desmembramento da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com instalação a 26 de novembro do mesmo ano. O primeiro pároco foi o Padre José Roberto Vale Silva e o segundo, o Padre Ilton de Paula Resende, segundo o blog Senhor Bom Jesus do Monte.
Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Bairro Senhor dos Montes, São João del-Rei/MG, 05/07/2014. |
"A cidade mineira de Poços de Caldas recebeu o nome de Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, por decreto governamental em 1874, talvez devido à fama de suas águas sulfurosas, que naquele ano foram submetidas a um exame por ordem do governo imperial."
"Capella de N.S.da Saude. O ilustre e estimavel sr. Antonio Gonçalves de Araujo Penna e sua prezada consorte, a exma.sra.d.Joanna Theolinda Meira de Araujo Penna, residentes no Rio e proprietarios nas Aguas Santas de Tiradentes, onde vêm, annualmente, veranear, em companhia de seus dignos filhos, em boa hora, resolveram edificar ali uma pequena capella, dedicada a N.Senhora da Saude, a sua custa, tendo para esse fim alcançado já licença da auctoridade diocesana. No dia 10, revestida de toda a solemnidade, realisou-se a benção da pedra fundamental da capella no proprio local." (Etc.)
A 20 de fevereiro de 1915, garante as páginas d'O Zuavo, inaugurava-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde das Águas Santas, mandada construir pelo farmacêutico Antônio Gonçalves de Araújo Penna. Houve duas missas na ocasião, celebradas pelo Monsenhor Ernesto Gustavo Coelho e pelo Vigário Antônio Carlos.
Programa das festividades de inverno nas Águas Santas, ano 2014, consagradas a São Pedro e São Paulo. Impresso em papel off-set, 22 x 31cm, cor branca com escritos pretos. |
Nas vésperas de seu centenário seria muito bem-vinda uma obra de restauro e uma animada festa comemorativa do centésimo aniversário de construção.
Capela de Nossa Senhora da Saúde, Águas Santas (Tiradentes/MG), ao sopé da Serra de São José. 18/05/2014. |
O Repórter, n.13, 06/05/1906.
O Repórter, n.46, 16/12/1906.
O Zuavo, n.27, 21/02/1915.
S. João d’El-Rey, n.17, 13/05/1899.
Wikipedia, Nossa Senhora da Saúde, acesso em 04/07/2014, 13:40 h.
Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida, São João del-Rei.
** A saber, tem propriedades medicinais, indicadas como auxiliares no tratamento de nefrites, impotência, alergias, eczema, artrite e como ativante do metabolismo. A radioativa tem temperatura estável em 27,5 º C e a magnesiana a 18ºC. Informações contidas numa placa que havia afixada no balneário.
**** Agradeço a Luiz Antônio Sacramento Miranda pelo apoio a respeito da história das igrejas do Senhor dos Montes.
Muito obrigado, mais uma vez por esta homenagem!Estes seus documentários são pérolas para a nossa história.
ResponderExcluir