Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 22 de julho de 2014

Benedito é nosso rei!

No Bairro São Dimas, em São João del-Rei, desde 1958, o Congado São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, um catupé, ecoa seus louvores e lamentos ritmados pelos tambores artesanais. Foi fundado e mantido por quarenta anos pelos esforços do Capitão Luís Santana (*), com ajuda e participação de filhos, parentes, amigos e vizinhos. 

Com participação em muitos festejos, dentro e fora desta cidade, o capitão havia aprendido a tradição com antigos e renomados chefes de congado, sobretudo em Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e no Bairro Tijuco. Seu próprio grupo foi escola para muitos congadeiros, alguns começados na infância e que se mantiveram como membros até a fase adulta. 

Além do aspecto devocional e folclórico, o congado de Luís Santana carregou durante anos a bandeira de lutas contra o racismo e a discriminação, sendo ele um ativista na área. 

Sua última saída na dianteira do grupo foi em 1998. Esteve com o catupé na Festa do Divino de Matosinhos e depois na do Rosário do São Geraldo, quando então, questões de saúde o afastaram de conduzir o terno de dançantes. Foi nomeado Capitão de Honra do Jubileu do Espírito Santo e como tal, ficava sentado numa cadeira à entrada do adro, empunhando a bandeira de seu grupo, com sua farda congadeira, altivo e respeitoso na tarefa de recepcionar cada congado visitante. Honrou este posto até o falecimento, em 2002. 

Felizmente o grupo se manteve de pé. Depois do turbilhão da perda do grande mestre, seu filho Moacir Santana, com a ajuda da esposa e a fidelidade de animados congadeiros, persevera na dianteira do congado em plena atividade, sendo sem dúvidas o grupo mais antigo da zona urbana de São João del-Rei. 

Aproveitando este ensejo segue como registro um conjunto de trinta cantigas tomadas de uma gravação em fita cassete de 1997, que fiz na Festa do Rosário do Bairro São Geraldo, do grupo em questão. Os dísticos dominam os cantos, como é típico nos catupés regionais e retratam os momentos iniciais da festa, de visita aos mastros (Rosário, S.Benedito, Sta.Efigênia e N.S.Aparecida) e à capela, com louvores ao redentorista São Geraldo. Entre eles destaque para as expressões curtas, mas de uma intensidade dramática e devocional de forte apelo identitário, tais como... "Benedito é nosso rei!"

Congado indo para a Festa do Rosário do Bairro São Geraldo em 1997, tendo o Capitão Luís Santana à frente, no reco-reco. A fotografia flagra a chegada à Capela do Rosário do Bairro São Dimas, para tomar a bênção, antes de partir para a festa no São Geraldo, batucando rua afora. 

1- A bandeira é santa, meu Deus! 
A bandeira é santa, meu Deus! 

2- Céu, céu, céu! BIS 
Esse mundo é enganador ... 

3- Oh, louvado seja, meu Deus! 
Oh, louvado seja, meu Deus! 

4- Ô quem manda no mundo é Deus, 
ai, Nossa Senhora! - bis 

5- O barulho no beco está fervendo! 
Quando eu penso que pago estou devendo ... 

6- Tira o pé da poeira, Mané! - bis 
Marimbondo te morde no pé ... (oi!) – bis 

7- Quando chega a hora é hora! – bis 
Vamos com Deus e Nossa Senhora! – bis 

8- Lá no céu Adão, 
ao romper do dia, 
quero ir lá no céu, BIS 
nos pés da Virgem Maria! 

9- Êh, Santana! – bis 
Abre a porta do céu, São Pedro! – bis 

10- Êh, capitão daná! – bis 
eu vim pra cumprimentar! – bis 

11- Oh, meu Deus, que viva, ah! - bis 
Ora viva quem sabe ler ... – bis 

12- Seja noite, seja dia, 
o rosário é de Maria! 

13- Deus te salve, ó cruz santa 
oi, neste campo sereno, 
onde Cristo foi pregado, 
meu Jesus de Nazareno! 

14- Oi, segura a peteca, 
não deixa cair, 
segura a menina, 
não deixa fugir ... 

15- Ô não joga poeira, olha lá! 
Ô não joga poeira, olha lá! 

16- Eu vim de longe 
estou chegando agora, 
com o favor de Deus 
e Nossa Senhora! 

17- Benedito é nosso rei! 
Benedito é nosso rei! 

18- Ê Nossa Mãe do Rosário! 
Ê Nossa Mãe do Rosário! 

19- Ê Nossa Senhora! 
É nossa Mãe do Rosário! 

20- Pai de Deus é criador! 
De Nossa Senhora! 

21- Olha lá, olha lá! 
Olha lá Nossa Senhora. 

22- Ê Nossa Senhora, 
eu cheguei agora! 

23- Ê Santa Efigênia, 
demorei, cheguei agora! 

24- Ê nossa padroeira, 
a Senhora Aparecida! 

25- Viva Deus, que viva, ah! 
A Senhora Aparecida! 

26- Padroeira do Brasil, 
a Senhora Aparecida! 

27- Também é da raça negra, 
a Senhora Aparecida! 

28- Ô seu padre abre a porta, BIS 
negro velho quer entrar! 

29- Ora viva Nossa Senhora! 
Mãe de Deus, acode cá! 

30- Êh, meu São Geraldo! - bis 
Êh, Nossa Mãe do Rosário! - bis 


* Era natural do povoado do Pombal, São João del-Rei,onde nasceu em 1929, filho do respeitado sr. Afonso Santana. 
**Texto, foto e acervo: Ulisses Passarelli  

Nenhum comentário:

Postar um comentário