Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Orações ao Espírito Santo

Coletas Avulsas em São João del-Rei:


A) “Senhor da Sabedoria, Luz dos Corações e Consolador Nosso, Espírito que procede do Pai e do Filho: Tu conheces minha história! Tu sabes o quanto preciso força e de Tua luz. Vivo situações tão delicadas, momentos de indecisão, instantes em que preciso dar um verdadeiro testemunho. Sei que Tu, Espírito Santo, Tu és a luz que pode fazer jorrar claridade em minha vida. Sei que no momento de testemunhar a Cristo e a sua verdade, poderei fraquejar se não tiver sua força. Preciso de Tua luz para discernir entre o bem e o mal, para conhecer as aspirações de Tu mesmo na história do mundo. Quero participar modestamente da renovação da face da terra. Sei que somente com Tua luz poderemos transformar essa terra imensa dos homens numa terra de fraternismo. Vem, Espírito Santo, visita os corações dos teus fiéis, do (... fulano), pais e irmãos, colegas e superiores, e seremos felizes! Tenho fé!” [1]

B) “Divino Espírito Santo, / fonte de toda ciência, / derramai sobre mim (nós) / a vossa inteligência![2]

C) “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviais o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação, por Cristo, senhor nosso, amém!” [3]

D) “Divino Espírito Santo, abre os caminhos, para que eu consiga o que me pertence por direitos divinos ...” (Pedir a graça. Agradecer como se a graça já estivesse acontecido). [4]

E) “Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Santíssima Trindade, Virgem Imaculada, Anjos, Arcanjos e santos do paraíso, descei sobre mim. Fortalecei-me Senhor, formai-me, enchei-me de vós e servi-vos de mim. Expulsai de mim todas as forças do mal, aniquilai-as, destrui-as, para que eu fique bem e possa praticar o bem. Afastai de mim os malefícios, a bruxaria, a magia negra, as missas negras, os feitiços, as amarrações, as maldições, os maus olhados, a opressão diabólica; tudo o que é mal, pecado, ódio, inveja, perfídia; a doença física, psíquica, moral, espiritual e diabólica. Queimai todos esses males no inferno para que nunca mais me possam prejudicar, nem a nenhuma outra criatura do mundo. Com a força de Deus, Todo Poderoso, em nome de Jesus Cristo, o Redentor, e pela intercessão da Virgem Imaculada, ordenai a todo mal presente, a todos espíritos impuros, que deixe imediatamente para nunca mais voltar, que vão para o fogo eterno, acorrentados pelo arcanjo São Miguel, por São Gabriel, São Rafael, os Anjos da Guarda e esmagados pelo pé da Santíssima Virgem Imaculada.” [5]

F) “Espírito Santo, vós que me esclareceis em tudo que iluminais todos os caminhos para que eu atinja meu ideal. Vós que me dais o dom divino de perdoar e esquecer o mal que me fazem e que todos os instantes da minha vida está comigo. Eu quero neste curto diálogo agradecer-vos por tudo e confirmar, mais uma vez, que eu nunca quero me separar de vós, por maior que seja a ilusão material, não será o mínimo de vontade que sinto de um dia estar convosco e com todos os meus irmãos, na glória perpétua.Obrigado mais uma vez” [6]

Oratório de Pescoço usado na Festa do Divino de Matosinhos.
Estrutura feita por Nelson D. Abreu; imagem e pintura por Osni Paiva.


* Texto e foto (2003): Ulisses Passarelli


[1]- Prece manuscrita, obtida de Luíza dos Santos (1893-1985), bisavó materna do autor. 
[2]- Ensalmo proveniente da mesma fonte anterior. Seu filho, logo, avô materno do autor, Aluísio dos Santos (1923-2004), inscreveu-a em 1999 com tinta nanquim na face interna da porta do oratório de pescoço usado nessa festa.
[3]- Invocação de domínio público. Era habitualmente rezada antes de cada reunião dos festeiros do Divino.
[4] - Oração frequentemente impressa em jornais locais.
[5]- Oração encontrada no interior da Gruta do Divino, ali depositada por fiel anônimo, em 2001.
[6]- Publicado por um devoto na Gazeta de São João del-Rei, n.86, 18/03/2000. Frequente nos jornais. Segue esta explicação: “A pessoa deverá fazer esta oração 3 dias seguidos. Sem dizer o pedido. Dentro de 3 dias será alcançada a graça por mais difícil que seja. Publicar assim que receber a graça.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário