Bem vindo!

Bem vindo!Esta página foi criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas, tampouco acadêmicas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Oração a Nossa Senhora da Lapa

Virgem da Lapa [1]

Ó Maria Santíssima, Virgem Pura, descendente da realeza de Davi, Mãe de Nosso Redentor e Messias Jesus; Mãe da Humanidade, que tantos venerandos e piedosos títulos recebeste de teus filhos: sob o título de Nossa Senhora da Lapa te invoco, clamando humildemente que ouças minha prece. Com respeito e veneração, ó Imperatriz do Universo, te louvo e agradeço por tantos auxílios que me tens concedido. A ti rezo, Nossa Senhora da Lapa, pedindo tua proteção contra a miséria material e espiritual, as doenças, os desastres e tudo o que há de maligno. Com as luzes do Espírito Santo, trazei o consolo para minhas aflições. Não me deixes cair em infidelidades ao nosso Criador. Conserva-me fiel à verdade da doutrina de Jesus. Torna-me um verdadeiro e pleno cristão, ciente de meus direitos e deveres. Concede-me também, Virgem da Lapa, a graça especial que te peço (...). Rainha da Lapa, confiante que minha súplica será por ti acolhida com amor maternal, te entrego meus pedidos. Zela por minha família e coloca-me sob tua proteção e sob as bênçãos de Cristo. Amém.

- Revisão: 22/11/2025. 


[1] - Escrita por Ulisses Passarelli, em abril de 2003com aprovação eclesiástica. Parte de um folheto informativo distribuído pela Comissão Organizadora da Festa do Divino no Jubileu do Divino daquele ano, ocasião em que a bicentenária imagem de Nossa Senhora da Lapa, do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei/MG, voltou ao seu nicho para a veneração dos fiéis, após longo processo de restauração. A partir de então ela se tornou novamente incorporada às cerimônias religiosas deste grande festejo. O folheto continha também breve histórico da devoção, fotografia da imagem, hino e esta oração.

[2] - Expansão de postagem: no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG, existe um Monumento Natural Municipal Gruta de Nossa Senhora da Lapa, ponto de romarias instalado no interior de uma caverna. O santuário recebe visitantes e devotos; nele se celebram missas e fiéis depositam ex-votos. Chegou a ter irmandade própria no século XIX. As fotografias seguintes, de Ulisses Passarelli, datadas de 29/06/2025, dão ideia desse santuário. 

Vista externa durante a celebração de uma missa. 

Vista interna do altar do santuário. 

Ex-votos no interior da Gruta. 

Imagem de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira. 

Oração de Nossa Senhora da Lapa, exposta no 
santuário desta invocação, Antônio Pereira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário