Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Festa do Reinado no Caburu

Feriado de 12 de outubro terá congado

Cartaz-programa da Festa do Rosário de São Gonçalo do Amarante, 2014.
Papel-couché, 42 x 29,5cm, policromia.


Conforme reza a tradição, no segundo domingo de outubro, acontece no distrito de São Gonçalo do Amarante, ex-Caburu, na zona rural de São João del-Rei, a animada Festa do Reinado, em honra a Nossa Senhora do Rosário, quando os dois grupos de congado do lugar, um dos quais, uma centenária guarda de congo, vem à rua louvar a santa querida e recepcionar os congados visitantes de outras cidades. 

O mastro do Rosário já está fincado, desde o domingo passado, 28 de setembro, quando o congo veio à praça após um ensaio geral, ainda sem o fardamento dos dançantes, como é costumeiro.

Mastro do Rosário (esq.) e Nossa Senhora Aparecida (dir.),
das duas guardas do lugar,na festa do ano de 2013. 

A festividade principia na próxima quinta-feira às 19 horas com o primeiro dia do tríduo preparatório na bela igreja daquela vila. No dia seguinte, da mesma forma. No sábado o tríduo é mais cedo, 16:30 horas, com missa participando o coral da comunidade, seguida de uma procissão de Nossa Senhora Aparecida.

Dia 12 de outubro a alvorada ocorre 5 horas da madrugada, com os caixeiros festivamente marchando pela rua, batendo os tambores com o toque típico "Vamos s'imbora, Vitalina!". Pelas nove, aproximadamente, os congados começam a girar pela vila e após o café da manhã, 10:30 horas, uma apresentação do grupo de inculturação Pilão de Inhá, do também distrito são-joanense do Caquende, recebe uma nota especial de atenção. A seguir acontece a entrega dos troféus aos grupos e almoço para os dançantes das guardas. O Reinado é recolhido à tarde, 14 horas, para a missa campal das 15:30 horas, que conta com a participação especial do citado grupo do Caquende. Na sequência acontece a concorrida Procissão do Rosário, que ao se concluir dá lugar à Benção do Santíssimo Sacramento. Está programado para este ano um show de encerramento, com Edivar e os Garotos de São Gonçalo do Amarante. 

O evento é o mais importante do calendário festivo do distrito e uma oportunidade ímpar de ver os congados do lugar em seu ambiente próprio, com toda a rica musicalidade que lhes é característica. A tradição do Rosário tão arraigada a São Gonçalo do Amarante se anuncia mais uma vez, animada e firme, convidando-nos para prestigiá-la.


* Texto e foto do cartaz: Ulisses Passarelli
** Foto dos mastros: Iago C.S. Passarelli
*** Veja também: Vamos'imbora, Vitalina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário