Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Congo do Rio das Mortes: lembranças

A "Congada Nossa Senhora do Rosário", do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del-Rei/MG), é uma guarda de congo tradicionalíssima nas Vertentes, por tradição oral considerada a mais antiga de todas. Certamente mais que centenária, ainda hoje faz seus louvores ao Rosário de Maria com muita autenticidade. Ultrapassou os anos ao longo de várias gerações de dançantes, tendo notável importância em sua manutenção as famílias Cristóvão e Braga, dentre outras. 

Nesta postagem alguns registros fotográficos avulsos, pinçados aleatoriamente do acervo, revelam a beleza deste terno atiçam a lembrança, a saudade e o amor à cultura popular de raiz. 

1- O cenário do casario como que emoldura a imagem do congo. 
Festa do Rosário na própria vila, 15/10/2011. 



2- Em marcha pelas ruas de Santa Cruz de Minas durante a Festa do Rosário
de 1997, ano de seu resgate naquele município. 

3- Jovens congadeiros em movimentos de pulos acocorados ao fim das filas.
Festa em Santa Cruz de Minas, 1997. 

4- Trazendo o reinado para a chamada. Festa do Rosário no povoado
da Canela (São João del-Rei), em 08/11/1998. Naquele ano, excepcionalmente,
a festa na Canela aconteceu antes da festa na vila do Rio das Mortes,
que concluiu-se no domingo seguinte. 

5- Rezinga de Mouros e Cercadores durante a Festa do Divino em São João del-Rei,
em fotografia tirada na Rua Antônio Josino Andrade Reis, no centro. 22/05/1999. 

6- Inauguração da Gruta do Divino durante a Festa do Divino, com a participação
do Congo do Rio das Mortes. 22/05/1999. 

Notas e Créditos


* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: 1 e 4 - Ulisses Passarelli; 2 e 3 - Cida Salles; 5 e 6 - João Hipólito. A foto-montagem sobre a fotografia nº6 foi realizada por Ulisses Passarelli. 

2 comentários:

  1. Prezado Ulisses,

    Parabéns e obrigado pela criação deste blog. Inegavelmente é uma contribuição importantíssima para o conhecimento, a preservação e a divulgação do rico patrimônio de cultura popular de nossa região. Há muito tempo conheço sua produção publicada na internet e a ela sempre recorro quando preciso de fonte informativa sobre os temas que você pesquisa, domina e aborda.

    Grande abraço e votos de muito sucesso.

    Emilio
    http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Antônio por suas considerações. Muito me apraz ter gostado deste blog e espero que continue a ser útil. Agradeço em especial por ter prestigiado minha publicação. Visitei seu blog e o achei excelente. Parabéns! Ao seu dispor, Ulisses.

      Excluir