Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rei e Rainha de Congado

Durante as festas populares do Rosário e em alguns casos nas do Divino, aparece o reinado e sua corte junto aos congados, acompanhando-os em posição de honra, ou melhor, sendo pelos congadeiros escoltado até o templo. 

Na ocasião de tais festejos, eles vem de várias cidades, juntos aos respectivos congados visitantes. No ritual do recolhimento cada par ou cada coroado segue um congado da festa; mas em outros lugares todos os congados passam em saudação diante dos reis, rainhas, príncipes, princesas e juízes (nem sempre presentes - juízes de vara, juízes de manto, juízes de ramalhete) e saúdam, mas só o último congado os trás, reunidos num só conjunto até a igreja. Quando é por este último sistema, via de regra é o moçambique mais antigo que tem esta prerrogativa, por ser considerado "moçambique de pé de coroa" ou outro moçambique, por tais ou quais motivos para isto nomeado pelos festeiros. 

Na igreja o reinado tem posição de destaque e participa do ritual da chamada, onde cada um é chamado por seu nome e demonstra sua presença com a oferta uma espórtula num envelope dentro de um cesto, diante da qual tini uma sineta e geralmente recebe em contrapartida a oferta de um cartucho de amêndoas. 

O reinado assiste à missa e acompanha a procissão junto ao andor. 

Reis e rainhas são os personagens mais brilhantes do congado, que não cantam nem dançam, mas são cortejados com altivez mostrando a força viva da tradição afro-brasileira. 

Reinado e componentes da corte no interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
em São João del-Rei durante o Jubileu do Divino, no momento da Missa Solene de Pentecostes.
28/05/2012. 

Senhor Rei e Senhora Rainha, na Festa do Divino de São João del-Rei,
quando adentravam o adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 05/06/2011.

Rei da Guarda de Marujos "Nossa Senhora Aparecida", de Conselheiro Lafaiete,
durante a Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. 1995. 

Notas e Créditos

* Fotografias: 1- Iago C.S. Passarelli; 2- Cida Salles; 3- Ulisses Passarelli
** Texto e acervo: Ulisses Passarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário