Durante as festas populares do Rosário e em alguns casos nas do Divino, aparece o reinado e sua corte junto aos congados, acompanhando-os em posição de honra, ou melhor, sendo pelos congadeiros escoltado até o templo.
Na ocasião de tais festejos, eles vem de várias cidades, juntos aos respectivos congados visitantes. No ritual do recolhimento cada par ou cada coroado segue um congado da festa; mas em outros lugares todos os congados passam em saudação diante dos reis, rainhas, príncipes, princesas e juízes (nem sempre presentes - juízes de vara, juízes de manto, juízes de ramalhete) e saúdam, mas só o último congado os trás, reunidos num só conjunto até a igreja. Quando é por este último sistema, via de regra é o moçambique mais antigo que tem esta prerrogativa, por ser considerado "moçambique de pé de coroa" ou outro moçambique, por tais ou quais motivos para isto nomeado pelos festeiros.
Na igreja o reinado tem posição de destaque e participa do ritual da chamada, onde cada um é chamado por seu nome e demonstra sua presença com a oferta uma espórtula num envelope dentro de um cesto, diante da qual tini uma sineta e geralmente recebe em contrapartida a oferta de um cartucho de amêndoas.
O reinado assiste à missa e acompanha a procissão junto ao andor.
Reis e rainhas são os personagens mais brilhantes do congado, que não cantam nem dançam, mas são cortejados com altivez mostrando a força viva da tradição afro-brasileira.
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Reinado e componentes da corte no interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei durante o Jubileu do Divino, no momento da Missa Solene de Pentecostes. 28/05/2012. |
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Senhor Rei e Senhora Rainha, na Festa do Divino de São João del-Rei, quando adentravam o adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 05/06/2011. |
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Rei da Guarda de Marujos "Nossa Senhora Aparecida", de Conselheiro Lafaiete, durante a Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. 1995. |
Notas e Créditos
* Fotografias: 1- Iago C.S. Passarelli; 2- Cida Salles; 3- Ulisses Passarelli
** Texto e acervo: Ulisses Passarelli
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