Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 2 de setembro de 2012

Encomendação das Almas em São João del-Rei

Desde os setecentos, ano a ano, toda quaresma, um grupo de músicos tarde da noite, sai às ruas com seus instrumentos cantando, tocando e rezando em sufrágio das almas do purgatório. É a encomendação das almas. 

De origem europeia e procedência ibérica, ninguém sabe ao certo quando ela começou a ser executada em São João del-Rei - talvez muito cedo, nos tempos de vila. 

No passado uma nuvem de crenças e lendas a rodeavam, inspirada no contato com os mortos. Na atualidade a realidade não é a mesma, mas o grupo sobrevive e mantém a tradição. Nas fotografias abaixo observa-se a movimentação dos encomendadores em 1996. 



Encomendação das Almas, São João del-Rei / MG, março/1996
Notas e Créditos

* Texto, fotografias e acervo: Ulisses Passarelli
** Obs: de cima para baixo - cantando do lado externo da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar; batendo matraca na frente do portão do Cemitério da Matriz; tocando no interior do Cemitério das Mercês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário