Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 29 de setembro de 2012

Reinado: a brilhante coroa da tradição

A coroa brilha e rebrilha em tons de ouro e prata, realeza do povo devoto que não esquece o rosário de Maria e nele se realiza e se sintoniza com o sagrado. Reis, rainhas, príncipes e princesas - de promessa, de convite, perpétuos, congos, deste ou daquele título - não importa... todos merecem dos congadeiros sinceras honrarias, vênias, saudações ritualísticas e cantos próprios. O congado se completa no reinado. O reinado perde o sentido sem o congado.

Herança ancestral, de perdidos reinos da Mãe África, cuja imagem teimosamente sobreviveu na mente do escravo, foi refigurada nos seus préstitos e festejos, Brasil afora, desde o período colonial, registraram cronistas e estudiosos. Em cada região os escravos elegiam dentre seus pares, o seu Rei e a sua Rainha, e com muita musicalidade, danças, toques de instrumentos, vinham rua afora em cortejo trazer os eleito para a capela, onde o sacerdote finda a celebração, coroava-os para que reinassem sob a égide do catolicismo sobre os escravos, que em rogativas entoavam cantos ao rosário e saudavam aos seus ancestrais e protetores em linguagem ininteligível aos observadores. O processo se repetiu por gerações, adaptou-se, foi remodelado, sublimou-se em manifestação espontânea da cultura popular.

Em cada região o reinado tem suas próprias particularidades; em essência, contudo, é o mesmo. Ao "Sinhô Rei", à "Sá Rainha", se deve todo respeito. Simbolizam o reinado de Maria na Terra. Isto não é pouco! Merece todo aparato que engrandece tais festas. Congadeiros no largo tocam seus congos, moçambiques, catupés, marujos, vilões, caboclinhos e nas ocasiões especiais os candombes. Todos os tipos, estilos ou modelos troam tambores para o Reinado e para os santos da tradição do Rosário. 

Nas imagens abaixo vemos retratados vários momentos desta tradição tão arraigada no Campo das Vertentes. 

1- Reinado de São Gonçalo do Amarante (São João del-Rei)
durante a Festa do Divino nesta mesma cidade. 2009. 
2- Reinado do distrito de São Gonçalo do Amarante
durante a Festa do Divino. 2011. 

3- Rei Congo e Rainha Conga na Festa do Rosário do Bairro São Geraldo,
São João del-Rei. 1997. 

4- Rainha Perpétua. Barbacena. 26/09/1999. 

5- O Rei beija a bandeira do congado no instante do recolhimento.
Conceição da Barra de Minas. Outubro/2000. 

6- Senhor Rei. São Gonçalo do Amarante.
(São João del-Rei). 11/10/1998. 

7- Reinado de Prados durante a Festa do Divino
em São João del-Rei. 2011. 

8- Reinado de Santa Cruz de Minas  durante a Festa do Divino
em São João del-Rei. 2011.   

9- Reinado do distrito de São Gonçalo do Amarante
durante a Festa do Divino. 2010.  

10- Rei Perpétuo. Barbacena. Setembro/2000. 

11- Reinado de Santa Cruz de Minas  durante a Festa do Rosário
em sua própria cidade. 1997. 

12- Reinado do distrito de São Gonçalo do Amarante
durante a Festa do Rosário naquela comunidade. 11/10/1998. 

13- O Guarda-coroa toma conta do Reinado de Barbacena durante a
Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. 26/09/1999. 
14- Aspecto do recolhimento do reinado na Festa do Rosário do povoado do Ramos (Ritápolis/MG). Os guarda-coroa vem na dianteira, com bastão e espada cruzados em gesto simbólico. Bandeiras de congados são presenças marcantes nas mãos dos contritos bandeireiros. 24/09/2000. 

15- O saudoso casal real do  Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. 26/09/1999.

Notas e Créditos

* Texto e acervo fotográfico: Ulisses Passarelli.
** Fotografias: 7, 8, 9 e 11 Cida Salles; demais fotografias, Ulisses Passarelli.

Um comentário: