Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 30 de setembro de 2012

Pau de Fitas




A tradição da dança das fitas ou pau de fitas é um costume difundido nas festas dedicadas à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Sabe-se que em São João del-Rei, na Festa do Divino, houve no passado a dança das fitas. 

Em 1998 a Comissão de Festas incumbida do resgate do grande jubileu em honra ao Espírito Santo não se esqueceu de convidar à participação os dois grupos de danças das fitas então existentes na cidade. No ano seguinte estiveram de volta e de sua movimentação alegre e colorida no trancelim de fitas de cetim ficou este registro fotográfico, tomado no coreto da festa e no adro da matriz de Matosinhos, mais tarde elevada à condição de santuário. 












Notas e Créditos 

* Texto e fotografias (1999): Ulisses Passarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário