Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 1 de setembro de 2012

Estandarte do Divino

A Festa do Divino de Matosinhos, que tem o foro de jubileu perpétuo, é fortemente marcada pelo uso da cor vermelha, visível nos paramentos, alfaias, adornos, bandeiras, flâmulas e nos estandartes. Os estandartes funcionam como abre-alas, grande símbolo visto de longe sinalizando a passagem de um cortejo ou procissão. 

Via de regra por seu grande tamanho são trazido à cavalo, na dianteira, como acontece nas duas procissões da festa: a Procissão do Imperador Perpétuo e a Procissão Solene do Divino. Porém, nos dois cortejos vem o seu carregador à pé: recolhimento do reinado (cortejo  real) e recolhimento do imperador (cortejo imperial). 

A estrutura de suporte é feita em canos metálicos soldados ao meio no ponto de cruzamento, sendo pintados com tinta dourada e tem nos extremos ponteiras de madeira torneada dando acabamento. Da ponta superior para as laterais passa um cordão dourado de pontas douradas terminadas em pingente. O tecido é de veludo vermelho com apliques dourados como arabescos e flores e ao centro um medalhão em alto relevo evidenciando a pombinha branca sobre um triângulo amarelo rodeado de nuvens. O acabamento das bordas é em franjas amarelas. 

As fotografias abaixo evidenciam melhor os estandarte. Resta dizer que desde a festa de 1998 são ininterruptamente usados. 
,

Medalhão de estandarte usado como abre-alas nos cortejos do Jubileu do Divino. 
 Bairro Matosinhos, São João del-Rei / MG.


Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S.Passarelli, 26/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário