Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Boas Festas!!!

O Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES deseja a todos os seus leitores um felicíssimo Natal e um excelente ano novo! Que a paz de Jesus irradie sobre esta Terra cheia de injustiças, guerras e atrocidades iluminando a mente dos homens para que construam um mundo melhor, na fé, na fraternidade, na paz e na caridade. Desejamos uma bênção especial para a saúde e o fortalecimento de todos os combalidos, que se encontram nos leitos de dor dos hospitais, ou mergulhados nas sarjetas da vida e nos vícios em geral. Que a Divina Providência e a Divina Misericórdia do Todo Poderoso nos ampare amplamente em 2015.





Notas e Créditos

* Fotografia: Maria Aparecida de Salles Passarelli, 2009, São João del-Rei
** Texto: Ulisses Passarelli

2 comentários:

  1. Adorei o blog e seu trabalho sobre o Folclore é um resgate necessário para preservar as tradições. Por gentileza, gostaria da sua permissão para utilizar o texto "Vinte e cinco rezas fortes e benzeções", para os meus trabalhos. Obrigada por esse cuidado com a memória de sua região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pela gentileza das palavras. Pode usar o texto sim e outros que quiser neste blog. Para mim é uma satisfação. Só peço que cite a fonte de origem e não utilize com fins lucrativos, como este blog não tem. É um pedido geral, que dirijo a todos que querem usar o conteúdo desta página. Volte sempre a visitar e sucesso no seu trabalho. Att. Ulisses.

      Excluir