Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Os presentes na tradição popular

O intenso costume de dar presentes encontra sua culminância no ciclo festivo do Natal. Ainda é tempo de tecer alguns breves comentários a este respeito, pois segundo as tradições populares este período só encerra no dia de Nossa Senhora das Candeias (02 de fevereiro). 

A pesquisadora paraense Maria Brígido estudou a origem da troca de presentes natalinos, atribuindo-a a antiquíssima tendência gregária humana, desde os clãs primitivos, passando pelos pagãos da antiguidade, lembrando das ânforas de perfume nos túmulos reais egípcios; os presentes fartos a Janus, deus romano do primeiro mês do ano; os Pastores de Belém, ofertando na tradição oral leite e lã ao Deus Menino, ou os Magos do Oriente, trazendo o ouro, o incenso e a mirra; os presentes de fundo fetichista dado às crianças, como amuletos para lhes livrar de mal olhado e os presentes doados pelo bispo europeu de Myra, São Nicolau, origem do personagem Papai Noel. 

Outrora o costume rural do leste das Vertentes (Bias Fortes, Antônio Carlos) adentrando pela Zona da Mata era uma troca de presentes em seqüência: quem o recebia no Natal, retribuía na passagem do ano. Entre estas pessoas, novo presente era dado no Dia de Reis e retribuído no Dia de São Sebastião, segundo nos informou a saudosa dona Elvira Andrade de Salles, nos idos dos anos noventa.

A crença popular, segundo anotações feitas de diversos informantes de São João del-Rei, enxerga alguns sinais indicativos de que a pessoa ganhará algum presente: 

1) se lhe pousar na roupa uma joaninha irá ganhar uma roupa nova; 
2) vestir por distração uma roupa do lado avesso, sem o propósito de fazê-lo; 
3) se a manga da camisa ficar virando do avesso sozinha, mesmo se for repetidas vezes desvirada; 
4) se aparecer uma mancha branca na unha (leuconiquia), circunscrita, à guisa de pinta. 

Mancha na unha à qual se credita um sinal de que a pessoa em breve ganhará um presente. 

A tradição da mancha na unha pode ter porém um sentido muito diverso. Entre 1992 e 1998, residindo em Natal/RN, ouvi várias vezes dizer que mancha na unha é sinal de que a pessoa falou alguma mentira. 

Como práticas favoráveis ao recebimento de presentes,  colhidas ainda em São João del-Rei, registra-se: 

1) o papel de presente deve ser guardado debaixo do colchão, entre este e o estrado da cama, pois logo se ganhará outro presente. O próprio presente de Natal que recebem as crianças é posto sob a cama, exceto se seu tamanho for muito grande, quando então é posto junto à árvore natalina. 
2) pendurar numa janela uma meia ou sapatinho de criança, às vezes alegórico, dentro do qual se põe uma cartinha a Papai Noel, com o pedido deste ou daquele presente. 

O conteúdo destas cartas, que as crianças escrevem, serve de excelente motivo à pesquisa de folk-comunicação, conforme será abordado neste blog oportunamente.

Carta a papai-noel. São João del-Rei, Centro, 1996.

 Referência Bibliográfica

SANTOS, Maria Graziela Brígido dos. Coletânea de textos sobre o Ciclo do Natal. In: Cadernos de Folclore, São José dos Campos, Museu do Folclore, [s.d.]. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Ulisses Passarelli  (carta) e Iago C.S. Passarelli (unha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário