Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 12 de janeiro de 2014

Está chegando a festa de São Sebastião

Terão começo amanhã as novenas do glorioso Martyr S. Sebastião cujas festividades se realisarão com toda pompa no dia 20 do corrente”, anunciava a um século o jornal são-joanense O Zuavo.

Ainda hoje se realizam na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar estes festejos. É uma festa muito tradicional com novena, celebrações e procissão no dia maior, quando a folia de São Sebastião do mestre "João Matias" (João Batista do Nascimento), do Bairro Guarda-mor, comparece, desde alguns anos, cantando nos intervalos da banda. Sobre a antiguidade desta comemoração na cidade, na fonte bibliográfica da própria catedral consta que vem desde 1719, por então determinação do Senado da Câmara. A imagem é ainda mais antiga, pois foi retirada da capelinha incendiada durante a Guerra dos Emboabas (1707-1709). As músicas tocadas pela bicentenária Orquestra Lira Sanjoanense no evento revelam a capacidade extraordinária de nossos compositores sacros.

Na Comunidade São Sebastião e São Benedito, na Avenida Santos Dumont, em Matosinhos, é festejado conjuntamente, mas em outra época, abril, em meio a dito um forte movimento de inculturação em prol do fim do racismo e discriminação, graças aos esforços locais do grupo "Quilombo São Benedito”, mantido pela comunidade negra local, que também mantém um grupo de congado (catupé). Na festa vão no dia maior, congados e folias, que participam da procissão.


Bandeireira com a guia do Santo Mártir Guerreiro, 
na dianteira folia do Bairro Guarda-mor, São João del-Rei. Anos 1990. 

É o padroeiro de São Sebastião da Vitória, distrito de São João del-Rei, onde a parte folclórica conta com encontro de folias. Inicialmente só participavam as duas locais e a do povoado do Tijuco, meia légua dali rumo oeste, ainda no mesmo município. A partir de 2007 passam a ser convidados grupos de outras localidades.

Cartaz da Festa de São Sebastião, 43 x 30 cm, papel couché, policromado.
São Sebastião da Vitória (São João del-Rei/MG), 2014.

Em outros povoados e distritos é também festejado no município de São João del-Rei, nesta ou noutras épocas.

Possui grande festa em Santa Cruz de Minas, donde é padroeiro, com importante novenário e quermesse, com muita atividade religiosa. Todo ano folias de variados bairros de São João del-Rei vão visitar essa matriz e eventualmente ingressam na procissão. Em 2005 vieram do Bairro das Fábricas, do Bom Pastor e da cidade de Coronel Xavier Chaves. A folia local está desativada desde 2003. 

São Sebastião no andor, com o tradicional ramo de oliveira
 em sua festa em Conceição da Barra de Minas, jan.1998.  

Suas festividades são também animadas e queridas em Conceição da Barra de Minas, onde a folia do sr. "Vicente Cristino" garante a alegria e musicalidade, sem faltarem os bastiões.

Bastião ou palhaço da folia de Conceição da Barra de Minas revela em sua figura algumas tradições regionais acerca deste personagem: roupa vermelha, simples, de pouco ou nenhum babado, máscara de tela e o carregar ou dançar com a bandeira, cena inimaginável noutras paragens. Por aqui o palhaço não tem esta interdição e é o guardião da bandeira. Janeiro de 1998. 

Enfim um santo muito querido, festejado na zona urbana e rural, advogado contra a fome, a peste e a guerra, guardião dos rebanhos, protetor da fartura dos campos, também lembrado com carinho e respeito nos terreiros de matriz religiosa africana, em sincretismo com o orixá Oxóssi, Senhor das Matas, chefe das falanges de caboclos, os espíritos de antigos indígenas.

Referências Bibliográficas

Piedosas e solenes tradições de nossa terra. São João del-Rei, Paróquia da catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, v.2, 1997.

Referência Hemerográficas

O Zuavo, São João del-Rei, n.19, 10/01/1915

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli

* Para saber mais a respeito leia neste blog:
Santo mártir está na terra 
Palhaços de Folias de Reis: ambiguidade e enigma - parte 1
Palhaços de Folias de Reis: ambiguidade e enigma - parte 2

* Leia também no blog Tencões e Terentenas:
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2014/01/sao-sebastiao-guerreiro-e-protetor-de.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário