Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Algumas crenças sobre a urina

O universo da cultura popular possui algumas tradições sobre a urina (mijo ou xixi, nos dizeres populares), aqui apontadas como elementos da cultura e não da medicina, que demanda longos estudos bibliográficos e pesquisa científica, laboratorial e clínica, com aprimorados testes. 

É usada como remédio contra inflamação de machucados, sobretudo aqueles causados por objetos metálicos enferrujados. As feridas são banhadas com uma infusão de urina e fumo de rolo desfiado, preparada numa bacia. Este preparado também é usado contra picada de insetos. Esta receita escatológica terá maior eficácia se for colhida a primeira urina da manhã e ainda mais se for de uma criança abaixo de 9 anos. Outro uso como remédio é para tratamento de rachaduras no calcanhar, passando-se urina de bebê, segundo uso em São João del-Rei na década de 1950, quando era comum nas crianças após uso generalizado de tamancos de madeira. 

O ato de urinar sobre algo é sinal de desprezo. “Ainda vou mijar na sua cova” é uma expressão popular. Indica que o outro a quem se dirige morrerá primeiro. 

Sonhar com urina, ou que se está em micção é índice de purificação espiritual; sinal de descarga das impurezas imateriais.  

A urina possui na tradição popular uma ação anti-feitiço: ela corta as piores mandingas. Se for derramada sobre um despacho ou objeto, neutraliza o suposto mal ali contido. Uma pessoa passando muito mal por causa de magia feita contra ela encontrará recurso pingando-se três gotas de urina em sua boca, ou uma gota sobre cada pé descalço. 

Essas são as crenças sobre a urina, que ouvi de populares na tricentenária cidade de São João del-Rei, decerto conhecidas em muitos outros rincões brasileiros, herdeiras que são de preceitos perdidos na distância temporal.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Este Blog não recomenda o uso de nenhuma substância para qualquer tipo de tratamento, devido aos eventuais riscos à saúde, tão pouco a urina como remédio, devendo-se sempre buscar orientação médica. O registro de uso neste texto tem valor unicamente etnográfico, como tradição popular, sem fundamento científico. 

18 comentários:

  1. MINHA FAMÍLIA É DO TRIANGULO MINEIRO,ARAXÁ-MG;EU,NASCI EM SP CAPITAL E EM 1980,FUI PESCAR NO SISTEMA CANTAREIRA E FUI OFENDIDO POR UMA COBRA JARARACA DO RABO BRANCO,(SEGUNDO O MÉDICO DO BUTANTÃ,A PIOR DA REGIAO),TORNIQUETEI O DEDO COM LINHA DE PESCAR E DIRIGI POR 45 MINUTOS PARA CHEGAR EM MINHA CASA,DAI,SER CONDUZIDO AO BUTANTÃ,...
    QUANDO CHEGUEI NO BUTANTÃ MEU DEDO ESTAVA TOTALMENTE PRETO,E,HAVIA GRANDE POSSIBILIDADE DE AMPUTAÇÃO,POIS,MESMO TOMANDO 1 BENZETACIL 5 MILHOES(O NORMAL É 1.2MILHAO),NÃO HOUVE MELHORAS E A HEMORRAGIA ERA CONSTANTE,TUDO SEM ESPERANÇA...PEDI PARA IR EMBORA,E,ASSINEI UM TERMO DE RESPONSABILIDADE,POIS O DR.TINHA CERTEZA QUE VOLTARIA PARA AMPUTAR O MEU DEDO...ELE DISSE ISTO DECLARADAMENTE À MIM....

    CHEGUEI EM CASA,E,COMO MINHA AVÓ HAVIA SIDO OFENDIDA POR UMA URUTU CRUZEIRO,NO COMEÇO DO SÉCULO xx(DÉCADA DE 30 OU 40),MINHA MÃE FEZ O PREPARADO FUMO DE ROLO+URINA CURTIDA...REMÉDIO MIRACULOSO!!!!!

    EM 4 DIAS A PELE VELHA SAIU(CAIU)E,EM DUAS SEMANAS,EU RETORNAVA PARA MOSTAR AO DIRETOR DO HOSPITAL DO BUTANTÃ(ELE É DIRETOR LÁ ATÉ HOJE);EXPLIQUEI O QUE HAVIA FEITO..ELE DUVIDOU,....FICOU COM A DÚVIDA,E,EU,COM A CURA!!!! NO MEU CASO DEU MUITO CERTO...

    TENHO 56 ANOS HOJE,E,PRETENDO FAZER UMA CIRURGIA DA HERNIA INGUINAL,E,CREIAM,USAREI ESTE UNGUENTO MARAVILHOSO EM MEU PÓS OPERATORIO.....DOU FÉ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua participação e pelo relato. Seja bem vindo ao blog e continue acompanhando as postagens.

      Excluir
    2. Nossa quê bom saber de tudo isso é vivendo e aprendendo gratidão

      Excluir
  2. Como vai o remédio Osvaldo Henrique do fumo com a urina

    ResponderExcluir
  3. Tenho 59 anos,aos 14 ajudando em uma obra criei calos de água nas mãos,na sequência da obra, machuquei a mão esquerda com um prego dois dias depois,eu tinha dois dedos inchados e pretos,mais um dia toda a mão depois o antebraço,quando me levaram ao hospital Getúlio Vargas imediatamente marcaram amputação, só não a fizeram no momento por não haver ortopedista,desesperado busquei todo tipo de ajuda,todas portas se fechavam diante do quadro terrivel,mas quando ja esgotava minhas esperanças,conheci Vóvo Cambinda que com a benção de Deus, usou minha própria urina mais fumo de rolo descansado em uma bacia,ela lavava meu braço e a cada dia melhorava até ficar totalmente sádio.Serei eternamente grato a Deus,vóvo e as antigas sabedorias popular.

    ResponderExcluir
  4. Todas as vezes que eu me machucava com prego e inflamação, meu pai me mandava urinar na latinha e fervia o fumo de corda. Colocava no local por uma noite, vedando com um plástico. No outro dia a infecção saía inteira.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no sul de Minas Gerais, Luminárias, também faz o uso da urina com o fumo para curar infecções.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito minha vovó era de uma família de indígenas e praticava também esse remédio miraculoso eee dava certo hoje me encontro fazendo essa tal atitude também eee está funcionando primeiro Deus na minha vida depois vovó Índia é Ana uma mulher que conheci trabalhando com corretagem

    ResponderExcluir
  7. Desde criança meus pais faziam isso... xixi numa latinha e fumo de corda, eles aqueciam no fogo e botava no machucado ex: pisavamos mto em prego enferrujados! Aquela escaldaçao quente envolvida numa faixa e depois uma meia por cima fazia com que o pus saisse ... isso sim era a vacina !!! ������������������������

    ResponderExcluir
  8. Eu usei em uma inflamação de perfuração de piercing nunca vai remédio melhor só tenho que agradece a sabedoria dos antigos funciona mesmo usei em furúnculos melhorou muito...

    ResponderExcluir
  9. É verdade mesmo um excelente remédio eu também fui curada dê uma infecção na pele com fumo e urina

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma infecção no peito do pé iniciei urinando no meu pé já tinha feito de tudo do momento que comecei a fazer isso foi o remédio que precisava, gratidão aos antigos conhecimentos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ! Quando Eu era criança, as pessoas usavam , xixi com fumo nos machucados ,lembro do xixi na latinha ,exatamente como está nos comentários, quando furava o pé com prego ,preparava uma bacia com água bem quente e sabão e ,colocava o pé 3 vezes ,era só os gritos rsrsrs... É colocava a meia pra não pegar friagem ,depois no outro dia passava o xixi com fumo ,,esse tratamento era pra não dar tétano, 2 a 3 dias já estava curado e pulando!
    Vou aproveitar e deixar aqui o que minha sogra me falou ,Eu fiz para furúnculos e nunca mais minha filha é minha cunhada sofreram com isso ,a mãe da minha sogra fez pra limpar o sangue das doenças venéreas ,dos filhos Dela que foi contaminadas pelo pai ,que tomavam banho na mesma bacia ,a receita q minha sogra passou 1 litro de água filtrada e uma colher de salamargo (acho que é assim q escreve,coloca na garrafa e toma um cálice "ou uma xícara de café em jejum todos os dias pra limpar as impurezas do corpo ,assim Ela falava e é verdade minha filha nunca mais teve furúnculos e nem minha cunhada ! O conteúdo pra furúnculos minha filha usou meio litro ,pra essa doença venéreas é um litro

    ResponderExcluir
  12. Quando criança , na idade de 4 anos foi picado por uma aranha , senti dores terríveis, minha mãe colocou um pouco de fumo e mijo em uma latinha , aqueceu no fogo e colocou o emplastro no lugar onda a aranha mordeu , as dores pararam imediatamente e fui curado por completo

    ResponderExcluir