Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Algumas crenças sobre a urina

O universo da cultura popular possui algumas tradições sobre a urina (mijo ou xixi, nos dizeres populares), aqui apontadas como elementos da cultura e não da medicina, que demanda longos estudos bibliográficos e pesquisa científica, laboratorial e clínica, com aprimorados testes. 

É usada como remédio contra inflamação de machucados, sobretudo aqueles causados por objetos metálicos enferrujados. As feridas são banhadas com uma infusão de urina e fumo de rolo desfiado, preparada numa bacia. Este preparado também é usado contra picada de insetos. Esta receita escatológica terá maior eficácia se for colhida a primeira urina da manhã e ainda mais se for de uma criança abaixo de 9 anos. 

O ato de urinar sobre algo é sinal de desprezo. “Ainda vou mijar na sua cova” é uma expressão popular. Indica que o outro a quem se dirige morrerá primeiro. 

Sonhar com urina, ou que se está em micção é índice de purificação espiritual; sinal de descarga das impurezas imateriais.  

A urina possui na tradição popular uma ação anti-feitiço: ela corta as piores mandingas. Se for derramada sobre um despacho ou objeto, neutraliza o suposto mal ali contido. Uma pessoa passando muito mal por causa de magia feita contra ela encontrará recurso pingando-se três gotas de urina em sua boca, ou uma gota sobre cada pé descalço. 

Essas são as crenças sobre a urina, que ouvi de populares na tricentenária cidade de São João del-Rei, decerto conhecidas em muitos outros rincões brasileiros, herdeiras que são de preceitos perdidos na distância temporal.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli

4 comentários:

  1. MINHA FAMÍLIA É DO TRIANGULO MINEIRO,ARAXÁ-MG;EU,NASCI EM SP CAPITAL E EM 1980,FUI PESCAR NO SISTEMA CANTAREIRA E FUI OFENDIDO POR UMA COBRA JARARACA DO RABO BRANCO,(SEGUNDO O MÉDICO DO BUTANTÃ,A PIOR DA REGIAO),TORNIQUETEI O DEDO COM LINHA DE PESCAR E DIRIGI POR 45 MINUTOS PARA CHEGAR EM MINHA CASA,DAI,SER CONDUZIDO AO BUTANTÃ,...
    QUANDO CHEGUEI NO BUTANTÃ MEU DEDO ESTAVA TOTALMENTE PRETO,E,HAVIA GRANDE POSSIBILIDADE DE AMPUTAÇÃO,POIS,MESMO TOMANDO 1 BENZETACIL 5 MILHOES(O NORMAL É 1.2MILHAO),NÃO HOUVE MELHORAS E A HEMORRAGIA ERA CONSTANTE,TUDO SEM ESPERANÇA...PEDI PARA IR EMBORA,E,ASSINEI UM TERMO DE RESPONSABILIDADE,POIS O DR.TINHA CERTEZA QUE VOLTARIA PARA AMPUTAR O MEU DEDO...ELE DISSE ISTO DECLARADAMENTE À MIM....

    CHEGUEI EM CASA,E,COMO MINHA AVÓ HAVIA SIDO OFENDIDA POR UMA URUTU CRUZEIRO,NO COMEÇO DO SÉCULO xx(DÉCADA DE 30 OU 40),MINHA MÃE FEZ O PREPARADO FUMO DE ROLO+URINA CURTIDA...REMÉDIO MIRACULOSO!!!!!

    EM 4 DIAS A PELE VELHA SAIU(CAIU)E,EM DUAS SEMANAS,EU RETORNAVA PARA MOSTAR AO DIRETOR DO HOSPITAL DO BUTANTÃ(ELE É DIRETOR LÁ ATÉ HOJE);EXPLIQUEI O QUE HAVIA FEITO..ELE DUVIDOU,....FICOU COM A DÚVIDA,E,EU,COM A CURA!!!! NO MEU CASO DEU MUITO CERTO...

    TENHO 56 ANOS HOJE,E,PRETENDO FAZER UMA CIRURGIA DA HERNIA INGUINAL,E,CREIAM,USAREI ESTE UNGUENTO MARAVILHOSO EM MEU PÓS OPERATORIO.....DOU FÉ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua participação e pelo relato. Seja bem vindo ao blog e continue acompanhando as postagens.

      Excluir
  2. Como vai o remédio Osvaldo Henrique do fumo com a urina

    ResponderExcluir