Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 15 de outubro de 2013

"O som alegre dos tamborins cessou" (Is. 24: 8)

Lamentavelmente perdemos mais um ícone da cultura popular são-joanense. Foi sepultado hoje no Cemitério Municipal de São João del-Rei o sr. Raimundo Marino da Silva, bastante conhecido por "Raimundo Camilo", a cuja memória se dirige este post em homenagem. 

Capitão de congado afamado, sempre comandando a guarda com um tamborim, sua formação vinha de berço, oriundo que era de família congadeira bastante atuante na Restinga (Ritápolis/MG), como sobrinho do antigo capitão daquele lugar,  "Zé Antônio". Nascido em 1942, Raimundo era filho do célebre capitão de congado José Camilo da Silva, que fundou no Bairro São Dimas em São João del-Rei um grupo de catupé sob a efígie do Rosário de Maria em 1962. Raimundo teve então forte convivência com o grupo de seu pai na condição de 2º Capitão, até que o grupo foi desativado em 1992. Foi reativado em 1998 com os esforços conjuntos de Raimundo e dos capitães Luthero Castorino da Silva e Luis Carlos Rosa.  Raimundo ficou então no posto de Cacique, uma modalidade especial de capitania. O grupo se dissolveu em 2009. 
Raimundo Camilo foi uma figura importante como festeiro no Bairro São Dimas, em São João del-Rei, dedicando-se às festas do Rosário. Em Matosinhos foi importante na estrutura  festiva do Jubileu do Divino, onde desde 1999 ocupava o cargo de Capitão de Mastro. 

Excelente ritmista, Raimundo tocava caixa de forma exímia, assimilando qualquer toque com muita facilidade. Também tocava sanfona e foi folião de Reis, de São Sebastião e do Divino. 

A partida de Raimundo Camilo aos 71 anos de idade, abriu mais uma brecha na galeria de mestres da cultura popular são-joanense. Por fim relembro o seu canto de despedida nas festas congadeiras:

"Se a morte não me matar, tamborim!
Se a terra não me comer, tamborim!
Ai, ai, ai, tamborim!
Eu quero voltar aqui, tamborim!"

 Raimundo Camilo. Foto (recorte): Sebastião Machado Gomes ("Jacó"), 2009.
Acervo: Comissão do Divino. Oferta: Antônio da Silva Serpa. 

Congado sob a capitania de Raimundo Camilo (ao centro do retrato), numa festa na Igreja de São José Operário, Bairro Tijuco,São João del-Rei. Foto e data: não identificados. Oferta: gentilmente cedida para reprodução pelo sr. Geraldo Elói, a quem manifesto gratidão. 

Um comentário:

  1. Comunidade congadeira de São João del-Rei, coragem. O dia apenas escurece quando o sol vai dormir. Vencida a noite, tem mais luz, novo sol, novo dia. A vida vai, a lembrança fica! Coragem...

    ResponderExcluir