Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças: uma modesta homenagem

É chegado o dia oficial das crianças. 12 de outubro alegra a humanidade melancólica. Dizia-me um guia num trabalho de terreiro: "nunca deixa a criança morrer dentro de você, canfio, que você vence!" Muitas vezes a labuta diária retira nosso equilíbrio, o bom humor, a espontaneidade dos gestos ou o sorriso. Essa a criança que matamos dentro de nós. 

Jovem componente de uma folia de Reis de São João del-Rei/MG. Jan.2004. 

Num tempo nebuloso vemos os menores aliciados para o crime, sofrendo os horrores da pedofilia, vitimadas muitas vezes pela violência física e moral, bombardeados dia a dia por cenas chocantes. A falta de carinho e paciência com as crianças em muitos lares é notável. E por aí vai, com problemas no sistema educacional e no código protetivo.

Aprendiz de mouro, no congo de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno. Out.2011. 

No desesperado corre-corre contemporâneo está se fragmentando o sistema educacional dos pequeninos, que depois se perdem na vida adulta. Mas como sementes do porvir, nos cabe zelar por eles e envolvê-los nas coisas boas que existem em nossa comunidade, nos processos de educação ambiental, cívica, patrimonial, social, religiosa, cultural, enfim, algo que lhes acrescente valor para o futuro e que permita a continuidade da transmissão oral de saberes, sem prejuízo de, ou, para outros processos. 

Integrante da dança de São Gonçalo, de Santana do Garambéu/MG. Out.2011. 

Dentro da temática dominante neste blog, a cultura popular, nota-se que os grupos folclóricos e tradições populares só tem perspectiva de sobrevivência se conseguem incorporar a criançada. Levar a cultura até eles e trazê-los até a cultura dá-lhes entretenimento e saber, contribuindo para afastá-los do fatídico ditado do povo: "a mente desocupada é oficina do demônio."

"Para a cera do Santo Sepulcro":
pedido de ofertas na Quinta-feira de Trevas (Semana Santa) em São João del-Rei. Abr.1999. 

Não tem sido pequena a luta dos mestres para manter as crianças em seus grupos ou incentivá-los a aprender seus ofícios, técnicas e costumes. Os mais diferentes setores podem se valer dos recursos culturais em seus trabalhos com as crianças, de catequistas a professores, valendo-se da vasta lúdica infantil, expressa nas rondas, brinquedos e jogos. O campo de possibilidades didáticas vai além, perpassando as lendas, jogos, artifícios de linguagem, lendas, danças, etc. 

Princesa e Príncipe num reinado na Caieira, São João del-Rei, out.1999.

É mister trabalhar por todos os meios lícitos na valorização do sistema cultural, prestigiando esses esforços em prol das crianças, com resultados preventivos em vista da inclusão sócio-cultural que promovem. Também é (e deve de fato ser) direito das crianças, o acesso à cultura.


* Fotos e texto: Ulisses Passarelli. 
** Obs.: todas as fotografias de crianças aqui postadas tem o objetivo único de homenagem, pela valorização de sua inclusão no contexto cultural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário