Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Condenação da Mãe de São Pedro

Prosseguindo os causos sarcásticos sobre São Pedro, segue mais um exemplar de narrativa popular, dado pelo saudoso amigo sr. "Quinzinho". Lembro mais uma vez a premissa de não encarar estas estórias como heresias. A lógica da cultura popular é bem distinta da erudita e muitas vezes por trás de uma frase bem humorada reside uma fé muito sólida, manifesta numa intimidade com o sagrado que denota sintonia e carinho.

Esta narrativa se enquadra na categoria dos Contos Religiosos, segundo a classificação de CASCUDO, que transcreve uma versão mineira de Juiz de Fora, na qual a famigerada alma sobe suspensa numa folha de cebola, que rebenta precipitando-a no castigo infernal. Cita outras onde ocorre o tema, em contos açorianos, italianos, franceses, da Córsega e até dos Irmãos Grimm. 

***

Diz que a mãe de São Pedro era tão ruim, feiticeira e sovina, que ao morrer, São Miguel Arcanjo não queria aceitá-la no céu, dizendo que nem precisava pesar a alma dela, pois era óbvia a sua condenação. São Pedro, apelando para a camaradagem, recorreu ao poderoso arcanjo para quebrar o galho, considerar que era sua mãezinha, uma pobre pecadora, uma infeliz que não sabia o que estava fazendo... e por aí foi sua lamentação. São Miguel consentiu dizendo: 

_ Oh, Pedro: poder, não pode não, mas sendo sua mãe... Agora, ela tem de esperar uma alma vir pro céu. Aí ela segura nela e sobe de carona. 

Cheio de alegria São Pedro foi avisar sua mãe. Só que ela, dando com a língua nos dentes, contou o fato às outras almas que ainda estavam na terra e não tinham subido. 

Aconteceu que todas se agarraram de uma vez numa alma que vinha subindo e sendo demais o peso por causa de seus pecados, todas aquelas almas pecadoras, incluindo a mãe de São Pedro, caíram de uma vez, despencando em desespero para as profundas do inferno. 

São Miguel Arcanjo, o Condutor das Almas. 
Imagem da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, São João del-Rei/MG. 
Pequeno Glossário

Quebrar o galho: fazer uma favor, em geral inconveniente
Dar com a língua nos dentes: revelar um segredo

Referências Bibliográficas

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil. 3.ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1984. 435p. p.309-312.

Créditos

* Informante: Joaquim Maia Filho, 14/03/2000, São João del-Rei/MG.
**Texto e foto: Ulisses Passarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário