Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O querido carnaval são-joanense

O tempo do carnaval, o imenso ciclo festivo da batucada de verão chegou a vários dias, extrapolando os quatro dias tradicionais ou oficiais. Várias cidades da região já tem suas atividades começando, com excelentes carnavais, mas de todas, São João del-Rei é que tem um pré-carnaval gigante. 

Desde dia 31 de janeiro os blocos começaram seu desfile. As escolas de samba com seus animados ensaios vem troando seus tambores por diversas noites. Enfim, não é fácil conservar o título honroso de um dos maiores carnavais do Brasil e um dos melhores de Minas Gerais, que tantas vezes ouvimos ao longo dos anos. E esse título não é definitivamente novo como pensávamos ou não procede unicamente do tempo áureo das magníficas e memoráveis escolas dos anos 70. No remoto 1932 um jornal da terra já o chamava de "melhor carnaval de Minas", como o prova o recorte abaixo. 



E não pensem que essa história de carnaval comprido é de pouco tempo para cá. Quem diria, no passado já tínhamos alguns prazos dilatados. Ainda em 1932, além do carnaval tivemos a micareme, em março, em pleno período quaresmal! Desfilaram as agremiações da cidade e o povo foi convocado, mostra o Folha Nova.





Na época, a Prefeitura mandou iluminar e enfeitar a Avenida Tancredo Neves (então chamada Rui Barbosa) e armar coretos para as bandas de música. Os carros antigos desfilaram no corso. 

Desde sempre esta avenida foi a artéria-mestra de nosso carnaval. Todos os antigos cordões, ranchos, blocos, escolas de samba, desde os zé-pereiras e blocos de sujos até as agremiações de hoje, desfilam pelo centro histórico e confluem para a via em questão. 

Novamente a história se repete. Repiniques e surdos, tamborins e bumbos batucam por aí, pelos morros, pelo centro, pela alma da cidade, ecoando entre essas montanhas das Vertentes, enaltecendo os foliões e carnavalescos, de ontem e de hoje. 

* Textos e fotos: Ulisses Passarelli
** Fonte: site da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, São João del-Rei/MG. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário