Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bandeireiro

Bandeireiro é um personagem importante dos folguedos do povo. É aquele que carrega a bandeira ou o estandarte do grupo folclórico. Embora o termo “porta-bandeira”  e “porta-estandarte” existam nos meios folclóricos, vindos porém de fonte culta, bandeireiro é sempre o termo que prevalece. Tem como sinônimos: bandeirista, bandeira (2), alferes e alferes-da-bandeira (*). 

Geralmente carrega uma sacolinha ou embornal para depositar os óbolos oferecidos voluntariamente à bandeira ou pedidos pelo grupo em cantoria. 

Nem sempre usa uniforme, mas em geral é o mesmo fardamento do grupo ou, noutros casos, semelhante, porém mais simples. Não deve dançar. É a regra geral, embora conheça exceções notórias. Seu comportamento exige postura exemplar, com seriedade, máximo respeito ao símbolo religioso que carrega. Deve saber executar os rituais próprios que exigem a participação da bandeira em cada folguedo que participa; saber o momento de entregar e recolher a bandeira a um devoto que a pede para segurar, ou que o mestre do folguedo determina que segure. Precisa reparar se alguém lhe tirou algum enfeite ou acresceu outro e desta sorte avisar ao mestre. Tanto mais se foram afixadas cédulas monetárias, ex-votos ou jogado perfume, para que o mesmo providencie o ritual de resposta  em versos de cada fato destes. 

Compete ao bandeireiro conhecer todos os sinais e gestos do chefe do folguedo. Saber receber outra bandeira e passar a que carrega, no caso do encontro entre grupos rivais ou amigos. Em algumas folias de Reis e folias de São Sebastião das Vertentes, o palhaço faz papel de bandeireiro, fato inadmissível noutras regiões. 

Ainda nas folias, seja ela de qual santo for, por vezes o bandeireiro passa temporariamente sua função a uma pessoa que não faz parte do grupo, por razão devocional. Por exemplo: um morador pede ao mestre para carregar a bandeira até a próxima casa a ser visitada, ou nas próximas três, ou por toda aquela noite. É autorizado. Enquanto carrega vai rezando e pedindo as graças ou pagando promessa e o bandeireiro, ladeando-o, zela por ela e orienta o devoto no que for necessário para o cumprimento temporário do papel.  

Em algumas circunstâncias surgem outras personagens:

- madrinha da bandeira: aquela que confecciona uma nova bandeira ao grupo e a doa, ou apenas a reforma, carinhosa e devotamente;
rainha da bandeira: bandeireira que nalguns congados vem vestida de rainha e tem a mesma dignidade das demais;
rainha da sacolinha: rainha de congado que anda ao lado do bandeireiro propriamente dito, carregando uma pequena sacola onde os devotos que beijam a bandeira depositam espórtulas. Habitualmente esta função é acumulada pelo bandeireiro (**).

Por fim é mister informar que alguns grupos folclóricos trazem na dianteira mais de uma bandeireiro, por terem duas ou três bandeiras. 

Bandeireiro de Congado. 2014.
Moçambique Afro-descendentes, Macaia (Bom Sucesso/MG).
Bandeireiro de Folia. 1995.
Folia de São Sebastião, Barreiro (Coronel Xavier Chaves/MG).



* Alferes da bandeira pode ter outro sentido no contexto de algumas festas populares. É o indivíduo responsável pela bandeira emoldurada que se levantará no topo do mastro. 
** Madrinha da bandeira: São João del-Rei, 1994; rainha da bandeira e rainha da sacolinha, Resende Costa, 1998. São personagens pouco frequentes. 
*** Texto: Ulisses Passarelli
**** Fotos: congado, Iago C.S. Passarelli; folia, Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário