Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Festa do Rosário no São Geraldo

     Completou-se este final de semana a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei/MG, transcorrida entre os dias 11 e 14 de julho do corrente.  As reflexões religiosas foram construídas sobre o tema “Maria, modelo de fé, esperança e de caridade” e o lema “virtudes que são sinais de seu amor de mãe, pela humanidade”.
                Os festejos foram precedidos pelo envio dos quadros dos mastros à capela no dia 30 de junho, às 19h e 30 min. E no dia 6 houve o levantamento dos mesmos, pelo Capitão Moacir Santana, 19 horas. Desde a última quinta-feira, com o tríduo preparatório, o clima festivo tomou conta da comunidade, com missas noturnas diárias consagradas aos santos estampados nos quadros de mastros, convidando-se a cada dia um sodalício religioso diferente para participar das celebrações.

Congado do Capitão Moacir deixa o salão 
e as caixas dos marujos de Congonhas retesam o couro ao sol.

                O dia maior, 14 de julho, domingo, principiou com uma barulhenta alvorada de fogos de artifício pelas 6 horas e a partir das oito começaram a chegar as guardas de congado visitantes, que este ano foram: quatro de São João del-Rei, a saber: da Capitua (Capitã) Maria Auxiliadora Mártir, do Capitão Moacir Santana (ambos do Bairro São Dimas), do Capitão Luthéro Castorino da Silva (Solar da Serra, Colônia do Marçal) e do Capitão Lourival Amâncio de Paula (do distrito de São Gonçalo do Amarante). De outros municípios vieram de Santa Cruz de Minas (Guarda São Miguel), Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barroso.
                No Salão Comunitário de São Geraldo os congadeiros receberam o alimento pelo café da manhã e almoço.
                Todos se apresentaram no largo rodeado pelos quatro mastros nas quinas (São Benedito, N.S.do Rosário, Sto.Antônio Catigeró e Sta.Efigênia) e visitaram a Igreja de São Geraldo Magela, onde cantaram respeitosamente seus louvores.

Congadeiros diante da Igreja de São Geraldo Magela.

                No final da manhã um grupo de capoeira da cidade se apresentou na porta do templo demonstrando aprumo no jogo esportivo/dança. Destaques para as linhas de Angola e São Bento.

Apresentação de capoeira.

                Após o almoço os grupos foram divididos em duas frentes de cortejos que se deslocaram pelas imediações no processo de recolhimento do reinado, buscando reis, rainhas, príncipes e princesas, além do Imperador do Divino, que também este presente com a Comissão Organizadora do Jubileu do Espírito Santo do Bairro de Matosinhos, fazendo-lhe escolta. Um cortejo foi para o Araçá e outro para a Bela vista. Ambos se encontraram na praça dos fundos da capela, e seguiram para mesma onde o reinado foi entregue para a missa festiva.
                Finda a missa houve bênção dos congadeiros e saudação à corte.
                Por fim os mastros foram descidos e uma queima de fogos ponto-finalizou o evento.

                Uma nota de destaque e para se fazer justiça, deve ser conferira ao Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra e a Associação de Congado Santa Efigênia, ambos do Bairro São Geraldo, que a mais de duas décadas vem se esforçando em prol desse festejo e da defesa dos  valores e direitos do negro em São João del-Rei e região, lutando pelo fim do racismo e discriminação. Com belos estandartes, trajados tipicamente seus integrantes  e ao troar de grandes tambores exibiu seus ritmos com excepcional vigor e mais uma vez firmou sua mensagem de igualdade.

Recorte de um estandarte.

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário