Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 25 de julho de 2013

Expressões da Fé

(Esta é para você, Antônio Emílio da Costa)


Dançar num congado não é só gingar o corpo no ritmo. É trazer o ritmo para dentro de si e depois externá-lo com passos da fé, caminhos do rosário. O congadeiro encarquilhado, de olhar profundo, penetrante, clama à Santa Mãe. O corpo descreve um movimento que desenha o próprio ritual no ar, em linhas invisíveis para o observador afoito, mas brilhantes para quem compartilha do mesmo sentimento.

Capitão de Congado Claudinei Matias do Nascimento("Prego"), de Tiradentes/MG, diante da Igreja do Carmo em São João del-Rei. 
Cortejo do Encontro Congadeiro das Vertentes, 26/05/2013.

Nas procissões a fé se expressa na gesticulação, se firma nos pensamentos, se revela nas fisionomias, se concretiza nas ações, se consolida no carinho com o sagrado... Carregar uma imagem é ato simples de amabilidade; simbólico: carregar a fé, ser por ela carregado; conduzido... conduzir... bendito! Louvado, seja!!! Dançantes seguem São Benedito: 

Festa do Rosário, Restinga do Meio (Ritápolis/MG), 1996.

Quando se lembra dos que já partiram, se evoca os antepassados, quando se antevê o destino de todos na morte inevitável, a fé não se abala pela dor da saudade, nem pelo medo do porvir. Os encomendadores lamentam, clamam, recomendam, encomendam... alertam aos pecadores arrepiados pela tétrica melodia: reze lá um pai-nosso... 

Encomendação das Almas. Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno 
(São João del-Rei/MG), 2000. 

A fé acompanha o folião em todos os momentos, nem que seja acoplada, anexada, afixada, no e sobre o coração. A estimada bandeira é como um peitoral inseparável, armadura branca, escudo rubro... No povoado do Fé, vive este homem de fé!

Folião Mário Calçavara, Povoado do Fé (São João del-Rei), 
na hora do lanche na Festa do Divino, do Bairro de Matosinhos. 2012. 

Com estas sutilezas a fé se expressa nos meios folclóricos e a recíproca é verdadeira. Na genuinidade das cenas festivas e na autenticidade dos rituais, o homem se encontra em sintonia com o sagrado. A religiosidade ameniza a áspera caminhada e enche o ser de esperanças de se irmanar aos preceitos do Criador.

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli.

Um comentário:

  1. Expressões de fé. É o que a gente sente quando vê uma estrela, no céu ou no olho de nosso irmão, próximo, distante, desconhecido ou até mesmo imaginado e imaginário. Expressão de fé é o que a gente sente quando acredita no porvir e no bem-virá. Expressão de fé é o que eu sinto ao te agradecer por esta dedicatória e também ao perceber que no dia a dia, com nossos canais eletrônicos, buscamos dar voz a quem não tem voz, dar vez a quem não tem vez, dar imagem a quem ninguém vê, dar corpo, presença e vida a quem só é recordação, lembrança, saudade e sentimento. Obrigado! Vamos juntos, em mutirão, nesta empreitada. Grande abraço.

    ResponderExcluir