Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pastorinhas das Águas Férreas

As fotografias a seguir, de janeiro de 2001, flagram um momento tradicional do ciclo natalino são-joanense: a visita das pastorinhas. O grupo em questão vinha das Águas Férreas, no Bairro Tijuco, para cantar diante da Igreja do Carmo. Dali, como de costume, seguia para o Mercado Municipal onde eram sempre bem recebidas, cantando de banca em banca; por fim, visitavam as casas das imediações, até na área do Cassoco. 

Sob a coordenação da Mestra "Dona Júlia" e inestimável ajuda de seu esposo Geraldo Elói, este grupo marcou época em São João del-Rei desde os anos setenta. Ainda se apresentou na Festa do Divino de 2009, mas desde então, infelizmente, encontra-se desativado. 




Notas e Créditos

* Texto, acervo e fotografias: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário