Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 19 de julho de 2012

Obrigado por visitar este blog!

Bem vindo! Aqui dia a dia as tradições folclóricas são divulgadas para o conhecimento geral, visando a valorização da cultura de raiz e de seus mestres do saber. 

Por questões de limites didáticos focalizei a área da Mesorregião Campos das Vertentes, do centro-sul do Estado de Minas Gerais, Brasil, que tem a posição geográfica e a história tais, que lhe possibilitaram uma grande mescla cultural. É formada por três microrregiões: Microrregião de Lavras, Microrregião de São João del-Rei e Microrregião de Barbacena. Eventualmente serão abordados também municípios limítrofes com os quais mantém intercâmbio cultural. 

Visite esta página sempre que puder e acompanhe suas constantes atualizações. Ajude a divulgar a cultura popular. Propague a ideia deste blog!


Ulisses Passarelli
 

Pintura popular representando São Sebastião numa bandeira de folia, 
de Mercês de Água Limpa (São Tiago/MG).
Foto: Cida Salles, 2009.


7 comentários:

  1. encantado com o blog, parabéns pelo seu trabalho de resgate e divulgação das manifestações folcloricas dessa região tão rica que é a região das Vertentes. Gostaria de ver mais coisas de minha cidade natal, Lagoa Dourada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço suas palavras elogiosas e a visita. Continue acompanhando nossas postagens. Vou me lembrar de seu pedido sobre Lagoa Dourada. Atenciosamente, Ulisses.

      Excluir
  2. Adorei seu trabalho Ulisses, tá de parabéns! Também sou estudioso do folclore, coleto as manifestações da Zona da Mata mineira, e me inspiro ainda mais vendo o seu trabalho. Aguardo mais atualizações!

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Muito obrigado por sua visita. A Zona da Mata é uma área riquíssima em tradições populares. Em breve voltarei a postar.

    ResponderExcluir