Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 19 de julho de 2012

Folia no Livramento

Na zona rural de Prados/MG, no platô de um morro elevado de onde se descortina vasto panorama da região, existe uma localidade conhecida por Livramento, centrada por uma construção religiosa e seus anexos de suporte aos eventos festivos: a Capela de Santo Inácio e Nossa Senhora do Livramento. 

Trata-se de construção setecentista, que, passou alterações arquitetônicas que lhe alteraram o aspecto original. A torre por exemplo é de construção bem mais recente. Fotografia antiga dos anos cinquenta a mostra sem torre, mas basicamente no mais, com a mesma fachada. 

Segundo VALE (1985)...

"Em 1740 mais ou menos, Joseph Pires de Siqueira vendeu um terreno para o Padre Manoel Gomes da Costa, em nome da Capela de Santo Ignácio e Nª.Sª. do Livramento. Assim a atual Capela do Livramento era designada, como se pode ver no assentamento de batismo 4º, fls.270 da Paróquia de Prados. Já em 1806, a mesma Capela era mencionada como capela do Padre Manoel Gomes da Costa, cf. assento de óbito do Livro 6º, fls.213v. da Paróquia de Prados." (in: Nota nº2)

O mesmo autor informa que o Arcebispo de Mariana, Dom Frei Manoel da Cruz, a dois de abril de 1753 autorizou o Padre Manoel Gomes da Costa a construção dessa capela, em sua Fazenda Ribeirão do Campo, Freguesia dos Prados (p.158); e ainda que, em 1826, o "Distrito da Capela Nova do Livramento", vinculado ao Arraial de Prados, tinha população de 276 pessoas.

MATOS (1981) aponta para o Arraial do Livramento no ano de 1837 o total de 46 fogos, ou seja, propriedades, e confirma sua subordinação a Prados (p.125).

Anualmente a pequena localidade se vê lotada de fiéis e visitantes em concorrida romaria junina, dedicada à Santa Virgem Maria, congregando gente de toda redondeza. Muitos ônibus e vans trazem os devotos; no estacionamento se avista grande quantidade de automóveis; muita gente também comparece de motocicleta; e ainda persiste o velho costume das pessoas das cercanias virem à pé ou a cavalo. Do alto da capela se avista abaixo a cidade de Dores de Campos e é possível ver as pessoas vindo em caminhada daquela urbe por meio de uma trilha no campo, subindo grande ladeira. 

O comércio ambulante fervilha no largo, abarrotado de barracas vendendo comes e bebes, objetos religiosos, utensílios de cozinha, eletrônicos, ferramentas e quinquilharias. A movimentação é intensa. Os romeiros se esparram no perímetro, deitam na grama, ouvem música, fazem pique-nique, e trazendo de casa os mantimentos e algumas panelas, improvisam trempes de pedras, alimentadas por lenha catada no mato (o tempo da festa coincide com a estiagem e assim a lenha está bem seca) fazendo almoço e churrasco. Por todo lado vê-se o foco de fumaça. Assim passam o dia, de maneira descontraída. 

A capela é intensamente visitada e a procissão muito concorrida. Na frente do adro pedintes clamam a piedade alheia. 

Esta romaria é sem dúvidas uma das grandes festas regionais, com imensa capacidade de congregar pessoas e bem merece um estudo aprofundado. As fotografias abaixo revelam alguns momentos do festejo, por ocasião da visita de uma folia de São João del-Rei. 

Aspecto geral da fachada da Capela do Livramento e muro do adro. 
Interior da capela, consideravelmente estreito. 
Imagem de Nossa Senhora do Livramento ornada de flores
no andor e munida da larga fita de cetim para o ósculo devoto. 
Pedintes diante do adro da capela. 


Visão parcial do estacionamento no dia maior, pelo começo da tarde,
evidenciando-se a grande movimentação. Ao fundo: à esquerda parte das
barracas de comércio; à direita, torre da capela. 
Folieiros cantam nos arredores da capela. 
Outro aspecto da presença da folia. 
Folieiros posam para fotografia junto a um anexo da capela.
Ao fundo, junto à torre, aparece um típico mastro com sua bandeira emoldurada.
Componentes - da esquerda para direita: Vicente (violão), Luisinho (sanfona), Ulisses (bandeira), Antônio (pandeiro, ao centro), Antônia (xique-xique, à frente), Pedro Roque (cavaquinho, encoberto atrás de dona Antônia), Conceição (maraca, ao fundo), José do Rosário (pandeiro), Alencar (triângulo), Joãozinho (caixa).

Folia do Divino "Embaixada Santa", Bairro Caieira, São João del-Rei/MG.
Folião: Ulisses Passarelli. Embaixador: Luís Carlos Rosa.

Referências Bibliográficas

MATOS, Raimundo José Cunha. Corografia Histórica da Província de Minas Gerais (1837). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1981. v.1, 403p. Título III: Comarca do Rio das Mortes. 

VALE, Dario Cardoso. Memória Histórica de Prados. Belo Horizonte: [s.n.], 1985.


Notas e Créditos

* Texto e acervo: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Cida Salles, 27/06/2009
*** Obs.: existe uma narrativa popular sobre a origem desta capela, interligando-a à do Elvas e a da Santíssima Trindade de Tiradentes. Leia a respeito neste blog clicando no seguinte link:

TIRADENTES/MG: DUAS LENDAS RELIGIOSAS