Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

João Matias: homenagem ao grande mestre

No bairro Guarda-mor em São João del-Rei, reside o folião João Batista do Nascimento, mais conhecido pelo carinhoso nome de "João Matias". Em 08 de fevereiro deste ano completou este mestre da cultura popular a idade de 90 anos! 

Filho de Pedro Nolasco do Nascimento e Maria José de Oliveira, nasceu numa família de sete irmãos, nas imediações do povoado do Neto, em Conceição da Barra de Minas, na época, distrito de são-joanense. Seu natalício se deu na Fazenda Bom Jardim, de propriedade do sr. Ciro Peçanha, onde seu pai era agregado.

Casou-se com Conceição Carvalho do Nascimento, já falecida, com quem constituiu respeitada família. É pai de sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres. 

Muito religioso, é irmão da Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário desta cidade.

Bandeira da folia do distrito de
Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno,
de 1947. Pintura sobre tecido. 
João Matias exerceu várias atividades profissionais, a princípio como agricultor e daí a serviços em farmácia, armazém, construção civil e ainda hoje cuida de roçados e criações, num vigor e lucidez notáveis. 

Mudou-se para o distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, terra natal da beata Nhá Chica. Lá se enveredou pela Folia de Reis fundando um grupo em 1947 com "Geraldo Chinelo" que atuou por toda aquela região varzeana. Mais tarde, vindo para São João del-Rei, em 1980, iniciou outro grupo, no Bairro Guarda-mor, conjunto que ainda permanece ativo, saindo anualmente em três jornadas: Santos Reis (dezembro, até 06 de janeiro), São Sebastião (de 07 as 20 de janeiro, quando arremata na festa deste mártir na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar) e Divino (da Páscoa a Pentecostes).

Sua folia sempre se apresenta nos encontros promovidos nesta terra, sendo querido e respeitado pelos outros foliões e embaixadores. Das visitas à zona rural a mais frequente é a Paraíso, distrito de Piedade do Rio Grande.

Folia do Mestre João Matias no ano de sua fundação, 1980, em frente ao Salão Comunitário de N.S.Aparecida, no Bairro Guarda-mor, hoje capela. Foto: autor não identificado. Cortesia para reprodução do Mestre Matias. 

Folia do Matias cantando no presépio
 do Memorial Dom  Lucas, 10/12/2013.
Folia do Matias cantando no
Coreto Maestro João Cavalcânti, 11/12/2013.
Este blog deseja muitos anos de vida a este grande mestre, parte importante do patrimônio cultural da cidade. Pelo que é e pela abnegação à causa que mantém, nossos parabéns e desejo muitos anos de vida pela frente. 

Veja a homenagem prestada a este folião em: 90 anos de um grande folião!


* Texto e fotos (exceto indicação em contrário): Ulisses Passarelli

2 comentários:

  1. Excelente.Nossas efusivas congratulações ao GRANDE MESTRE JOÃO MATIAS e pelo ato comemorativo realizado. Sds. Affonso Furtado- CASA SANTOS REIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bênção, mestre Affonso! Para se falar de folia no Brasil tem de tomar sua bênção primeiro. Sua visita muito nos alegra!!! Volte sempre. Abraço saudoso.

      Excluir