Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 9 de fevereiro de 2014

Boi Mofado: algumas imagens do tradicional carnaval de Prados


O carnaval na cidade de Prados/MG, tem no boi-mofado uma das mais queridas e típicas expressões. Trata-se de uma modalidade do tradicional bumba-meu-boi. Os personagens típicos são o boi, o toureiro (com a capinha vermelha provocando o boi) e a mulinha, que descem as ladeiras da velha cidade setecentista do ciclo do ouro fazendo mesuras e negaças, num jogo de ataque e recuo das chifradas. No rastro da batucada (que além da percussão não dispensa a sanfona), ao som do tradicional refrão "Êh! Boi!" e da marcha de cada grupo, segue um coro de foliões animados, muitos dos quais fantasiados à vontade, com algumas figuras cujo primitivismo revela a originalidade deste carnaval interiorano: índios, grandes bonecas, sujos, capetas, monstros, ciganas, odaliscas, árabes, zorros, melindrosas, personagens atuais da mídia televisiva, palhaços, corcundas e outros seres do imaginário popular.

As imagens e observações acima datam do carnaval do ano 2000. Nesse ano, quatro grupos saíram às ruas disputando a primazia do destaque na sexta-feira imediatamente antes do carnaval. Cada um deles tem adereços próprios, distribuídos aos acompanhantes, reforçando a identidade do grupo.

Suas músicas são simples, próprias do tempo carnavalesco, além de marchinhas alegres com refrão curto:

_ "O meu boi é mofado!
_ Êh! Boi!
_ Ele é pintadinho!
_ Êh! Boi!
_ Esse boi é bonito!
_ Êh! Boi!" 
_ Ô vem cá meu boi!
_ Êh! Boi!" (etc.)

Conta-se que o nome do folguedo vem dos idos da escravidão. Os cativos não tinham recurso para fazer um novo boi a cada ano e então guardavam o mesmo pano de cobertura por vários carnavais, na umidade e sombra da senzala. Logo o tecido ou couro embolorava, donde surgiu o termo pejorativo "mofado", que contudo, fixou-se e hoje se reveste de um caráter cultural enraizado na força da oralidade.

O boi


A burrinha ou cavalinho

Toureando o boi

O morto carregando o vivo 

Criatividade e reciclagem: de uma caixa de papelão se improvisa uma pitoresca fantasia para dois foliões

O velho e a velha: tradicionais personagens cujas raízes podem ser rastreadas no folclore da Península Ibérica

                                                             Notas e Créditos

* Fotografias e textos: Ulisses Passarelli
** Obs.: para uma referência hemerográfica ver:

Prados faz a Festa do Boi Mofado. Gazeta de São João del-Rei, n.81, 12/02/2000.
Boi mofado completa 150 anos de folia. Gazeta de São João del-Rei, n.389, 11/02/2006.
Carnaval já faz sambar o Campo das Vertentes: em Prados. "Boi Mofado" anima foliões. Gazeta de São João del-Rei, n.544, 31/01/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário