Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A batucada chegou!

É bem verdade que ontem ainda se ouviu em São João del-Rei o alegre bimbalhar dos sinos. Eles anunciavam o dia maior dos festejos de São Gonçalo Garcia, abrilhantados na missa solene pela Orquestra Lira Sanjoanense e na procissão pela Banda Municipal Santa Cecília, corporações desta terra. Mas é exceção nesta quadra do ano. 

Estamos em pleno ciclo carnavalesco. O tempo agora é de domínio das percussões, dos remelexos, da descontração. Nestas noites quentes ouve-se quase todo dia vindo de algum bairro o troar de tambores ensaiando para os desfiles do momo. 

Não é para menos. No próximo dia 8 a Avenida Presidente Tancredo Neves será o palco da escolha da Rainha do Carnaval. Dia 15 sai o primeiro bloco; depois tem mais no dia 22 e daí para frente não para. 

Dotado de um pré-carnaval gigante, o carnaval em si se eleva com o desfile das seis escolas de samba do concurso oficial e mais uma na categoria mirim. Somadas aos blocos, perfazem mais de 50 agremiações. 

Com as ruas lotadas, a alegria toma conta, com baterias e bandas de marchinhas e para o bom observador não faltam aspectos tradicionais da cultura popular entremeados à imensa massa de foliões. Fantasias tradicionais e criativas dão o ar pitoresco. Influências das velhas raízes de nosso carnaval de rua ainda podem ser vistas. 

Gatinhos, fantasia caricata tradicional do carnaval de São João del-Rei.
Foto: autor não identificado, 1996.  
Para saber mais a respeito acesse o link abaixo. É a transcrição de um texto do ano 2000, que revela valores da cultura popular ligados ao carnaval e traça um breve panorama do evento àquela época, que felizmente evoluiu positivamente desde então.

ASPECTOS FOLCLÓRICOS DO CARNAVAL SÃO-JOANENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário