No seu dia, 03 de fevereiro, há na Igreja a cerimônia de bênção da garganta, muito popular, quando o padre, com dois círios amarrados em cruz por uma fita vermelha, os sobrepõe à garganta do devoto, dizendo: “ Por intercessão de São Brás, bispo e mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
São Brás. Imagem da Igreja do Carmo, São João del-Rei/MG. Acervo da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. |
Em Conceição da Barra e São Mateus, no Espírito Santo, os grupos de Reis de Boi encerram sua jornada anual no dia deste santo, garantia de boa voz para prosseguirem as cantorias na próxima jornada.
Também é patrono dos cardadores de lã, tecelãos e sapateiros, porque, ensina Gaio Sobrinho, foi martirizado no governo de Agricolau com um pente de ferro, raspado em seu corpo. Em seguida foi degolado.
Tem uma imagem na Igreja do Carmo, em São João del-Rei e igreja própria em São Brás do Suaçuí (donde é padroeiro), Microrregião do Espinhaço Meridional, vizinha às Vertentes.
![]() |
Igreja Matriz de São Brás. São Brás do Suaçuí/MG. |
Referência Bibliográfica
GAIO SOBRINHO, Antônio. Santos negros estrangeiros. São João del-Rei: [s.n.], 1997
* Texto e fotos (2014): Ulisses Passarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário