Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Outras notícias do século XVIII


São poucas as notícias de Matosinhos no século XVIII. Além das já referidas, há menções a pelo menos três casamentos realizados em sua capela:

-   a 01 de março de 1774 casaram-se Manoel da Costa Vilas Boas e Maria Vitória Joaquina de Freitas;
-   a 02 de outubro de 1780 casaram-se Antônio Ribeiro Carvalhaes e Ana Maria de Matos;
-  a 17 de novembro de 1784 casaram-se Lourenço José Fernandes Brasiel e Ana Pimenta Severina Chaves.

HENRIQUES (2003) e CINTRA (1982) fornecem alguns dados genealógicos sobre essas pessoas. Notar que a celebração do matrimônio já em 1774, ano também da primeira festa que se tem notícia, indica que a capela estava pronta ou ao menos quase, mas já em condições de uso. 


Aspecto do interior da primitiva Igreja do Sr. Bom Jesus de Matosinhos.
Cortesia: Osni Paiva. Foto: autor e data não identificados.

Notas e Créditos 

* Texto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário