Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 19 de março de 2018

Sacolinha de São José

O dia 19 de março é reservado no calendário católico aos festejos ou memória em honra a São José, o Carpinteiro, esposo de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus. Ao largo das comemorações oficiais o povo por si mesmo difunde crenças e formas próprias de recorrer ao prestigiado santo. Assim é que no nordeste brasileiro, este é o dia de observar de maneira especial o clima: se chove no dia deste santo ou o clima fica fresco, é sinal positivo de um bom inverno, presságio de mais chuvas próximas amenizando a seca atroz. 

A fotografia que compõe a presente postagem revela uma forma inusitada de corrente, com o objetivo de trazer fartura, rendimento do salário, em nome da devoção ao venerável santo: o Saquinho ou Sacolinha de São José. O exemplar aqui fotografado pertence a uma senhora de São João del-Rei, cuja identidade reservamos. 

Consiste em uma pequena bolsa de tecido, na cor amarela, tramada em crochê, destinada a conservar o dinheiro recebido. No interior vai uma tira de papel com o escrito da corrente, que segue transcrito:

"Neste saquinho da sorte guardarás tuas economias e terás a proteção de São José em situações financeiras. Nunca te faltará nada. Daqui um ano, no dia 19 de março, farás 19 saquinhos e os distribuirás após ter assistido a missa de São José. Basta fazer uma vez. Guarde sempre contigo este saquinho com esta mensagem e a moeda que deve ser colocada junto. São José te abençoará."

Tal papel é enrolado em torno de uma moeda e posto no interior do saquinho onde permanece sempre. O restante do dinheiro é posto e tirado conforme a necessidade. Contém também outro papel de corrente, de forma ovalada, tendo a estampa de São José por marca d'água, sobre a qual vem o seguinte texto, muito parecido ao anterior: 

"Esta é a sacolinha de São José. Todo o dinheiro que receber, coloque dentro dela, mesmo que seja por um minuto. Nesta sacolinha guardarás as tuas economias e terás a proteção de São José. Daqui a um ano, 19 de março de 2015, farás 19 sacolinhas e distribuirás, com uma moeda dentro de cada uma. Não gaste a moeda que estou lhe enviando. Assim nunca lhe faltarás nada. Obrigada São José. São Paulo 19 de março de 2015."

A pessoa que a recebeu em São João del-Rei atualizou o exemplar à caneta esferográfica, fazendo uma rasura, que alterou a data 2015 para 2016 e "Paulo" para "João". 

Completa o conjunto um laço de fita amarela de cetim, para atar a abertura da sacolinha ou saquinho e uma medalha com a efígie do santo afixada por costura. 

Daí o saquinho é guardado em segurança no fundo de bolsa, guarda-roupa, baú, gaveta, algibeira... longe das vistas de possíveis ladrões. Mesmo vindo de outra cidade distante a corrente se aclimatou em São João del-Rei e em 2017 já se esparramou; com novos adeptos, em 2018 seguirá se multiplicando. A fórmula também atende aos preceitos da folk-comunicação, como outras correntes típicas. 

Sacolinha de São José: sacola de crochê com medalha e papéis da corrente.
A régua com escala em centímetros posta ao lado oferece a proporção do tamanho.
São João del-Rei. 10/03/2018. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografia: Ulisses Passarelli
** Revisão: 15/03/2024

51 comentários:

  1. Ulisses eu não ganhei a sacolinha de são josé mesmo assim posso fazÊ-la? mesmo eu não ter ganhado de ninguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Certamente que sim. Veja bem: como todo mecanismo de corrente, a sacolinha também começou ou começa com alguém que faz e distribui. Se tua fé te move a isto, que assim seja! Boa sorte! grato pela visita ao blog.

      Excluir
    2. Não recebi a bolsa nem a sacolinha de São José mesmo assim devo fazer.

      Excluir
    3. @Thayane, eu também não ganhei a sacolinha, mas estou fazendo a "simpatia "! E posso garantir, que realmente funciona!
      🙏

      Excluir
  2. Olá boa tarde Ulisses. Faço parte da comunidade São José Operário em São Miguel Arcanjo interior de SP. Eu tbm faço saquinho anualmente em longa escala para serem doados, porém aqui entregamos dia 01 de maio no encerramento das festividades sao jose operario... Tenho a curiosidade em saber quando essa cultura de fazer o saquinhoseu começou. Grata .atenciosamente Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Infelizmente desconheço quando começou. Pelo menos por aqui não me parece costume tão antigo. Tenho visto apenas em período mais recente. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
    2. Gostaria de ganhar uma sacolinha de São José

      Excluir
    3. Boa tarde, qual é a mensagem que coloca dentro do saquinho para distribuir?

      Excluir
  3. se nem Maria precisou da saquinho de José, para ter um filho, por que vocês acham que precisam disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem todo o direito de não acreditar, mas tem a obrigação de respeitar ,principalmente São José e Maria mãe de Jesus!!!!

      Excluir
  4. NAO CONHECIA ESTE COSTUME DO SAQUINHO DE SAO JOSE , MINHA IRMA QUE MORA EM MINAS QUE PASSOU A ORAÇAO E O COSTUME, SERA QUE DA TEMPO D FAZER

    ResponderExcluir
  5. O que eu faço com o saquinho antigo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei o sacolinha a anos 30 anos.
      Ganhei de uma amiga.
      Fiz 19 sacolinha e distribui.

      Excluir
    2. Gostaria de saber oque eu faço com o saquinho antigo

      Excluir
    3. Oi Bom dia, vc faz dele sua carteira, depois de distribuir os outros 18 que são um total de 19.Todo dinheiro que for pagar uma conta ou vai ate a padaria pegar pão, leve dentro do saquinho enquanto não o usa. É guarde sempre suas notas nele. Sei que hj nessa pandemia pouco se usa de dinheiro, pelo fato do risco de contaminação, mas coloco meu cartão do banco. Espero ter ajudado. guardando nele.

      Excluir
  6. A minha sacolinha recebi no dia de São José. É inacreditável pós estava com grande dificuldade financeira e desde que deixaram no meu estabelecimento de trabalho não me faltou mais.estou prosperando a cada dia.só que de tanto abre fecha ela estragou e rasgou o que faço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode no dia de São José fazer 19 saquinho e distribuir ficando com um dos saquinhos

      Excluir
    2. Será que pode ser feito em tecido amarelo? obrigada

      Excluir
  7. Eu faço e distribuo esses saquinhos faz mais de 10 anos. Graças a Deus, São José sempre intercede por mim, me auxilia e ampara. Enquanto puder nunca deixarei de fazer!!! Gratidão São José!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ganhar uma sacolinha de São José você me dá uma

      Excluir
  8. Eu não recebi a bolsa nem a sacolinha de São José mesmo assim devo fazer.

    ResponderExcluir
  9. com a intercessão de São José, eu e minha mãe tivemos nossos pedidos alcançados. Dia 19/03 estaremos distribuindo nossas sacolinhas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber qual é a oração que vai na sua sacolinha, porque procurei na net e tem algumas que não fala de dinheiro, vc pode me passar?

      Excluir
    2. "Neste saquinho da sorte guardarás tuas economias e terás a proteção de São José em situações financeiras. Nunca te faltará nada. Daqui um ano, no dia 19 de março, farás 19 saquinhos e os distribuirás após ter assistido a missa de São José. Basta fazer uma vez. Guarde sempre contigo este saquinho com esta mensagem e a moeda que deve ser colocada junto. São José te abençoará."
      Coloque depois só uma imagem pequena e qualquer oração de São José

      Excluir
  10. Aqui nao existe essa corente eu nem sabia desse saquinho

    ResponderExcluir
  11. Ganhei a sacolinha de sao jose ano passado da minha nora graças à Deus tenho muita e melhorou muito nossa vida já estou fazendo as sacolinha e vou distribuir dia 19 se Deus quiser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço saquinho de São José mas gostaria de saber mais amém

      Excluir
  12. Sou devota de São José e recebi da namorada do meu filho que havia recebido de uma devota.Desde então todo dinheiro que recebo fica guardado lá no saquinho.A partir daí nunca me falta algum dinheiro.Minhas condições financeiras melhoraram.Sou grata a São José.

    ResponderExcluir
  13. Fiz ano passado e repeti esse ano mais tem mais pessoas pedindo pode ser entregue mais que 19?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento do número de saquinhos deve ser guiado por sua fé e condições de fazer. Se quer e pode fazer mais exemplares, isto é ótimo. Se não pode ou não quer, isto não implica em quebra da corrente, azar ou castigos. Obrigado por visitar este blog.

      Excluir
  14. Perdi o dia de distribuição das sacolinhas, posso fazer agora ou espero o próximo ano

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Recentemente fui a uma capela e ao sair lá estava esse saquinho. Será que tenho que esperar até 19 de março de 2021 para iniciar?

    ResponderExcluir
  18. Recebi uma sacolinha na época estava com depressão e não fiz nenhuma pra passar pra frente.isto já faz mais de três anos.posso ainda fazer -las e distribuir-las? recebi ela com 10 centavos e comecei a colocar dentro 25 centavosta é errado? pois não conhecia a história.,Mas depois que recebi a sacolinha as minhas economias melhoraram.Graças a São José.obg. São José

    ResponderExcluir
  19. Amo sao José em Cristo Jesus, quando falo em São José eu choro , não sei o porquê , ele me alsilha mesmo na minha iguinoransia ,eu creio más alimentar a minha fé meu senhor e meu Deus

    ResponderExcluir
  20. Eu tbm nunca recebi a sacola de são José.gostaria .
    Ficaria mto feliz ser eu ganhancer.uma🙏

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, recebi a sacolinha de São Jose o ano passado e neste ano não pude fazer por conta da Covid, mais meu saquinho rasgou, o que devo fazer? e a moeda do ano passado entrego a algum necessitado? Este saco fica com a gente por quanto tempo ou é renovado a cada ano? Agradeço desde já a atenção de vocês e fico aguardando as respostas..

    ResponderExcluir
  22. Olá, já recebo há anos o saquinho de Sao José. O que faço com os meus saquinhos antigos, Alguém sabe me explicar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode descartá-los tranquilamente, mas sempre com sentimento de gratidão e confiança. Guardar o antigo por tempo indefinido poderá não ter o mesmo efeito (suponho), por se tratar de energia paralisada.

      Excluir
    2. Amém Amém José Maria Amém Jesus Cristo abençoe muito nos 🙏 Amém 🙏 Nossa Senhora Aparecida Rogai por

      Excluir
  23. Como faço para ganhar essa bolsinha? 🥺🥺🥺

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,recebi a sacolinha de São José e não repacei,e agora o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. Posso fazer e distribuir as sacolinhas, mesmo fora do dia de São José ???

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Quero saber se posso fazer os 19 saquinhos fora do dia de são josé? , Eu não recebi diretamente o saquinho, veio no meio de brincos que ganhei. o que faço com esse saquinho e as moedas que recebi indiretamente??

    ResponderExcluir
  27. Olá, o que faço com o saquinho do ano passado 2022? Os meus 19 desse ano 2023 já estão prontinhos. Agradeço muito a São José por não me deixar faltar nada. E o saquinho antigo posso levar ele junto com os 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Esse saquinho tem que ser de uma cor específica? Tenho um que ganhei amarelo, quero fazer mas não sei se tem que ser amarelo. Poderia responder por favor? Obg

      Excluir
  28. Para ganhar as sacolinhas ou bolsinhas de São José aqui onde moro RJ. Basta
    ir na igreja no dia 19/3. Tem muitas pessoas doando. Ganhei a minha primeira há mais cinco anos. Deu muita sorte ñ troco de jeito nenhum. Mesmo ganhando outras contínuo com a antiga tem algum problema?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia. Essa sacolinha pode ser de qualquer cor? Obg

    ResponderExcluir